Código de Conduta Ética – pagina – antiga
Palavra do Presidente
Vivemos tempos de competição acirrada, de surgimento constante e acelerado de novas tecnologias. As empresas e os profissionais são postos, diariamente, diante da necessidade cada vez maior de habilitação para garantir seu espaço no mercado. É aí que entra a ética, que a filosofia define como o conjunto de princípios, valores e regras de conduta de uma pessoa, um grupo de pessoas, ou de uma sociedade.
Este é o Código de Ética da Cielo. Mais do que um texto elencando princípios e diretrizes para o relacionamento da nossa empresa com nossos clientes e com a sociedade em geral, ele tem que ser a lanterna a nos guiar em todos os nossos movimentos.
Nossa companhia está em plena jornada de transformação cultural para reafirmar sua posição de destaque no mercado. Por isso, é tão importante refletirmos sobre nossa missão e nossos valores, que definem aonde queremos chegar como companhia e, por consequência, nossas atitudes diárias para todos atingirmos, como grupo, esse mesmo objetivo.
Temos convicção de que todos devem desempenhar suas funções com a mesma atitude e diligência que empregariam na condução de seus negócios particulares, e, portanto, colocando em prática aquilo que entendemos ser correto, justo e honesto. Dessa forma, garantimos um ambiente corporativo saudável para todos nós, em um contexto de negócio sustentável para a sociedade.
Somos todos responsáveis pela disseminação da ética na Cielo e em toda a sua cadeia de valor. E também pela propagação das boas práticas estabelecidas e consagradas em nossa companhia por meio das políticas, das normas e dos procedimentos que garantem a confiança nas relações de trabalho. E é assim que construímos diariamente uma empresa capaz de fazer a diferença e de contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso País.
Convidamos a todos os colaboradores da Cielo e demais públicos que se relacionam conosco a ler o nosso Código de Conduta Ética, edição 2020.
Um abraço,
Paulo Rogerio Caffarelli
Presidente
Cielo S.A.
Este é um documento que deve definir os direcionamentos não só para os administradores (membros do Conselho de Administração e Diretoria Executiva), membros do Conselho Fiscal, colaboradores, estagiários e jovens aprendizes, mas também para as sociedades controladas, acionistas, investidores e os demais públicos com os quais a Cielo S.A. (“Cielo” ou “Companhia”) se relaciona. São esses diferentes públicos envolvidos no negócio que, ao fazerem suas escolhas cotidianas, reforçam a conduta ética em que a Companhia acredita.
Os representantes da Companhia que atuem na administração de suas sociedades coligadas devem envidar esforços para que elas definam seus direcionamentos a partir das orientações previstas no presente documento, considerando as necessidades específicas e os aspectos legais e regulamentares a que estão sujeitas.
O Código de Conduta Ética da Cielo (“Código”) considera as relações com os seguintes públicos, embora não se limite a eles:
• Acionistas e investidores;
• Associações de classe;
• Associação sindical;
• Bancos, bandeiras e demais parceiros de negócio;
• Clientes;
• Administradores, Conselheiros Fiscal, Colaboradores (incluindo terceirizados), Estagiários e Jovens Aprendizes;
• Comunidade e sociedade;
• Concorrentes;
• Fornecedores;
• Governo e órgãos reguladores;
• Imprensa e Formadores de Opinião;
• Usuários de pagamentos eletrônicos.
Este é o Código de Conduta Ética da Cielo, Servinet, Aliança e Stelo, e deve definir os direcionamentos das sociedades controladas pela Companhia e servir como referência para definição dos direcionamentos das sociedades coligadas da Cielo. As páginas a seguir apresentam os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pela Cielo com os seus mais diferentes públicos. Com este Código, a Companhia busca contribuir para a criação de parcerias de longo prazo que sejam compatíveis com os interesses e as aspirações mais legítimas da sociedade.
É esperado que este documento não contemple todas as situações de conflitos éticos que possam surgir no dia a dia. O objetivo da Cielo é definir princípios básicos que deverão nortear as relações e atividades na Companhia, além de reforçar a necessidade de cumprir a legislação vigente. A Cielo conta com a colaboração de todos para que as orientações previstas neste Código sejam praticadas todos os dias, já que um documento dessa natureza só ganha legitimidade com o tempo e com a prática constante.
Há uma nova arena de competição e ela é digital, ágil e com potencial de bilhões em valores. E, como uma empresa de tecnologia, a Cielo, está atenta a duas agendas de trabalho simultâneas: a de hoje e a do amanhã. É preciso fazer a de hoje muito bem-feita, mas sem descuidar da inovação. O futuro, que já está à porta, é digital. Neste sentido, o Conselho de Administração da Companhia considerando os movimentos disruptivos na cadeia de valor de pagamentos e o contexto externo, aprovou um novo direcionamento inspirador para a Companhia.
Propósito
Simplificar e impulsionar negócios para todos: atuamos para simplificar o cotidiano de milhões de consumidores e empresas e impulsionar negócios para todos na economia de mercado. A geração de oportunidades por meio dos nossos negócios traz também a possibilidade de trabalho e renda para milhões de famílias, que merecem viver em uma sociedade justa, equitativa e sustentável. Buscamos viabilizar todo tipo de diversidade ao impulsionar negócios para todos e, por meio da inovação, a simplificação dos processos e relações das empresas e clientes, tornar o contexto do comércio mais sustentável.
Visão
Ser a plataforma inteligente mais desejada do comércio brasileiro: trabalhamos para sermos reconhecidos como a plataforma inteligente que integra toda cadeia de valor, em soluções amplas e personalizadas nos territórios de digital banking e marketplace no comércio brasileiro. Seremos referência por nossa atuação com práticas sustentáveis e de responsabilidade social e desejados por nosso papel na inclusão de toda diversidade de pessoas.
Diretrizes Estratégicas
Aqui, quem manda é o cliente: as nossas decisões têm o cliente como referência. Nos pautamos pelas melhores experiências e relacionamento e priorizamos os clientes sempre com senso de responsabilidade em relação aos resultados da empresa.
Entregar o melhor resultado, sempre: é nosso compromisso maximizar os retornos para nossos acionistas, através de uma utilização inteligente de nossos recursos e aplicação de soluções inovadoras que tragam maior eficiência operacional. Inovação é aspecto central desta diretriz, assim como agenda permanente de eficiência operacional, compliance e relacionamento comercial.
Ser o Centro da Cadeia de Valor: buscamos as melhores alianças estratégicas no mercado, visando liderar o ecossistema de meios de pagamento eletrônico brasileiro, ampliando nosso território tradicional para as arenas de digital banking e marketplace de serviços financeiros e soluções integradas.
Máximo valor dos dados: é importante que todas as nossas decisões operacionais sejam direcionadas para melhor captura, organização e análise de dados. Tudo o que fazemos está baseado em fatos e dados, para que seja possível dar suporte e permitir a evolução dos negócios dos nossos clientes.
Equipes extraordinárias: o #timecielo é formado por pessoas capazes de produzir coletivamente resultados extraordinários. Ultrapassamos limites de produtividade, qualidade e rentabilidade, em um ambiente de colaboração, confiança, compromisso e significado. Entregamos resultados diferenciados e somos diversos: nas ideias, pensamentos e como pessoas. Aceleramos o processo de inclusão de empoderamento de vozes minorizadas, para que toda a potência da diversidade forme equipes extraordinárias.
Atributos Culturais
Espírito de servir: Nosso sucesso é proporcional à nossa capacidade de servir, de atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes e parceiros. Temos o poder de empatia, de se imaginar sentindo as dores de outro. É assim que entendemos os problemas e buscamos as saídas para nossa empresa de forma coletiva: como um time.
Atuação Sistêmica e Inovadora: Trabalhamos conectados. Conhecemos nossos processos, produtos e engrenagens. Influenciamos o nosso entorno e, também, o funcionamento de todo nosso segmento. Transformamos o contexto que estamos inseridos por meio de inovações que levem à sustentabilidade dos negócios e da sociedade.
Autonomia com Responsabilidade: Estimulamos o protagonismo. Como #timecielo, nos comprometemos com a excelência nos resultados e delegamos com responsabilidade. Atuamos conforme o nosso melhor, considerando os resultados desejados, assumindo eventuais falhas e avaliando as possíveis melhorias.
Colaboração e Confiança: Aqui na Cielo, promovemos um ambiente de colaboração e confiança, onde as pessoas são estimuladas a trabalhar em equipe e exercer o máximo do seu potencial, ampliando a capacidade criativa para construir soluções inovadoras para os clientes. Respeito e transparência são a base de todos os nossos relacionamentos.
Execução Simples e Ágil: Se buscamos simplicidade para nossos clientes, temos que ser simples também. Não abrimos mão da segurança e nem da busca por qualidade e excelência nas soluções. Contamos com um sistema de governança robusto, que assegura um processo de gestão da execução consistente e aderente com as diretrizes, políticas e normas reguladoras.
A Cielo segue e tem como referência para este Código de Conduta Ética, a Declaração dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, os princípios do Pacto Global das Nações Unidas, as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Agenda 2030 para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
1. Igualdade de Oportunidades
A Cielo valoriza a igualdade de oportunidades e a diversidade. A Companhia acredita que todas as pessoas devem ter as mesmas chances de desenvolvimento profissional.
Esse direito deve ser assegurado por todos os profissionais envolvidos nos processos de contratação e de gestão de pessoas. A seleção dos candidatos elegíveis às posições é feita de forma objetiva e considera o perfil para cada cargo, as características profissionais e os conhecimentos necessários para o desempenho das funções.
2. Respeito pelas Pessoas
A Cielo valoriza os direitos humanos. A Companhia segue os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e valoriza o direito à vida, à liberdade de expressão e à segurança. Esses princípios são a base para a justiça, a liberdade e a paz.
A Companhia valoriza a diversidade e é contra qualquer tipo de discriminação em razão de gênero, deficiência, origem, religião, cor da pele, raça, etnia, orientação sexual, estado civil, idade, condição de saúde e/ou social ou quaisquer outras formas de discriminação.
A Cielo repudia qualquer forma de intimidação ou assédio sexual, moral, religioso, econômico, político ou organizacional. Tampouco tolera agressões físicas e/ou verbais, desrespeito, constrangimento e/ou humilhações.
A Companhia busca construir um ambiente de trabalho que promova a realização pessoal e ofereça perspectivas de desenvolvimento profissional.
Encontre informações adicionais na Política de Sustentabilidade e Política de Gestão de Recursos Humanos.
3. Conflito de Interesses
A Cielo não compactua com relações conflituosas entre os negócios da Companhia e seus públicos. Há conflito de interesses quando os profissionais usam a Companhia, a função ou a influência interna visando interesses pessoais e/ou para beneficiar terceiros.
Interesse deve ser entendido não somente como a obtenção de qualquer vantagem para si, seja ela material ou não, mas também para familiares, amigos ou contrapartes com quem o profissional tenha relações políticas, pessoais ou comerciais.
Há conflito de interesses nos casos de relacionamento pessoal ou societário em qualquer linha de subordinação ou na relação com clientes, fornecedores ou concorrentes que comprometa a imparcialidade nos negócios e que possa trazer benefícios aos envolvidos ou prejuízos à Companhia ou ainda comprometer a isenção na avaliação de desempenho dos envolvidos.
Todas as situações identificadas que possam envolver possíveis conflitos de interesse deverão ser imediatamente informadas ao gestor imediato e formalizadas pelo colaborador por meio do Canal de Ética (canaldeetica.com.br/cielo ou 0800.775.0808) para que sejam devidamente avaliadas. Até a conclusão da avaliação, as pessoas envolvidas no potencial conflito deverão ausentar-se da situação e aguardar orientações do gestor e das áreas competentes.
Os membros do Conselho de Administração e seus Comitês de Assessoramento, do Conselho Fiscal (titulares e respectivos suplentes), da Diretoria-Executiva e de seus Fóruns de Assessoramento em posição de conflito (i) a priori, não participarão das reuniões ou (ii) se estiverem presentes em razão de outros assuntos pautados, deverão se ausentar das discussões sobre o tema e se abster de votar em deliberação sobre a matéria. Informações adicionais na Política de Transações com Partes Relacionadas e demais Situações Envolvendo Conflito de Interesse.
O colaborador que tiver qualquer dúvida sobre o que deve ser considerado conflito de interesse, deve esclarecê-la com a equipe de Compliance por meio do e-mail compliance@cielo.com.br.
Algumas situações em que esses conflitos podem estar presentes são:
- Relações Parentais e Colaterais
Para o propósito de conflito de interesse as seguintes relações devem ser consideradas:
• Relações parentais e colaterais: cônjuge, companheiro(a) de união estável, pais, avós, irmãos, filhos, netos, cunhados, primos, sobrinhos, tios, genros, noras, sogros, madrasta/padrasto e enteados;
• Relações próximas: aquelas com as quais se mantém vínculo societário, relacionamento afetivo ou convivência habitual, seja por laço amoroso ou de amizade, em que possa existir o interesse em beneficiar o outro.
Caso alguma das relações citadas acima ocorra nas seguintes situações, o colaborador deve formalizá-las por meio do Canal de Ética (canaldeetica.com.br/cielo ou 0800.775.0808):
• Relacionamento com outros profissionais da Cielo em que haja subordinação hierárquica ou quando comprometa a independência dos envolvidos (como, por exemplo, colaboradores da Auditoria Interna, Controles Internos, RH, etc.);
• • Relacionamento com profissionais de sociedades controladas pela Cielo, acionistas controladores da Companhia, parceiros de negócio (como bancos e bandeiras), fornecedores ou concorrentes, em cargos estratégicos, ou seja, Administradores ou colaboradores que possuam acesso a informações sensíveis;
• Relacionamento com clientes da Cielo ou suas controladas.
- Atividades Paralelas
As atividades extraprofissionais do interesse dos administradores, colaboradores, estagiários e jovens aprendizes não poderão ter vínculo empregatício, exceto quando o colaborador ministrar aulas, e só poderão ser realizadas se não contrariarem os interesses da Cielo. Além disso, devem ser realizadas fora do horário de trabalho contratado, bem como fora das dependências da Companhia.
O exercício de voluntariado, ações corporativas, palestras com motivações empresariais e ministrar aulas são permitidos, contanto que o conteúdo não exponha a estratégia ou a atuação da Companhia. Caso o conteúdo esteja relacionado à Cielo, o mesmo deverá passar por aprovação do gestor mediato e o responsável pela informação na Companhia.
- Abertura de Negócios ou Sociedades
No caso de abertura de um negócio ou sociedade a comunicação de tal fato deverá ser formalizada pelo colaborador por meio do Canal de Ética (canaldeetica.com.br/cielo ou 0800.775.0808).
- Informações Obtidas na Cielo
A Companhia proíbe o uso e/ou divulgação por seus colaborares, para benefício próprio e/ou de terceiros, de suas informações confidenciais ou privilegiadas (informação relacionada à Companhia ou às suas sociedades controladas que possa influir de modo significativo na cotação de seus valores mobiliários e que ainda não tenha sido divulgada ao mercado), obtidas ou não em razão do cargo ou posição que ocupam.
Caso o colaborador da Cielo tenha acesso a informações privilegiadas, deverá respeitar as regras da Política de Ato ou Fato Relevante e Negociação de Valores Mobiliários como, por exemplo, não negociar, direta ou indiretamente, valores mobiliários de emissão da Cielo até o término do período de confidencialidade.
Na hipótese do colaborador ter acesso a informações privilegiadas por qualquer meio (por acidente, através de comentários casuais, por negligência ou indiscrição de pessoas com a obrigação de manter essas informações em sigilo) deverá comunicar imediatamente através do Canal de Ética (canaldeetica.com.br/cielo).
Eventuais violações aos preceitos contidos neste Código e à Política de Ato ou Fato Relevante e Negociação de Valores Mobiliários serão avaliados pelo Fórum de Ética da Cielo. Após apuração de eventuais descumprimentos estarão sujeitas à aplicação de advertências aplicadas na primeira e segunda infração ao disposto na Política de Divulgação e Negociação, cumulada com a comunicação ao Fórum de Ética da Cielo sobre o ocorrido e, conforme gravidade do caso, demissão por justa causa em caso de terceira infração ou outra medida disciplinar, a ser deliberada pelo Fórum de Ética, em observância à norma de gestão de consequência da Companhia e exceções a aplicação de medidas disciplinares dispostas no item acima, deverão ser deliberadas pelo Fórum de Ética.
Encontre informações adicionais na Política de Ato ou Fato Relevante e Negociação de Valores Mobiliários.
- Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais, Comitês ou Outros Órgãos Equiparados
A participação como membro em Conselhos de Administração, Conselhos Fiscal, Comitês de Assessoramento e/ou outros órgãos equiparados de outras sociedades que não estejam sob controle da Cielo, bem como em sociedades filantrópicas e organizações não governamentais, deve ser comunicada pelo colaborador e membros da Diretoria-Executiva por meio do Canal de Ética (canaldeetica.com.br/cielo). Posteriormente, competirá ao Fórum de Ética avaliar se a participação do colaborador ou do membro da Diretoria-Executiva pode afetar o desempenho das suas atividades desenvolvidas na Companhia e/ou se as atividades da sociedade ou entidade conflitam com os interesses da Companhia e deliberar acerca da sua participação.
4. Aceitação e Oferta de Cortesias
A Cielo é contra a aceitação e oferta direta e indireta de cortesias que possam afetar decisões, facilitar negócios ou beneficiar terceiros. A aceitação e oferta de cortesias dependem das práticas usuais de mercado, porém, tudo o que possa influenciar a imparcialidade em quaisquer negociações deve ser evitado.
Cortesias podem ser classificadas em três grupos:
- Brindes
Brindes são objetos ou materiais sem valor comercial e de baixo valor unitário, personalizado com a marca da empresa (como canetas, cadernos, agendas, calendários, etc.). A aceitação e oferta de brindes são permitidas, desde que não configurem conflito de interesses e não se enquadrem nas situações vedadas neste Código.
- Presentes
Presentes são objetos ou materiais com valor comercial, recebidos ou ofertados a título de cortesia, que não se enquadrem como brindes. De forma geral, devem ser evitados ou limitados ao valor máximo de USD 100.
Caso o valor seja superior ao limite acima estabelecido e não seja possível recusar o presente, o colaborador deverá formalizar a aceitação por meio de e-mail (sustentabilidade@cielo.com.br) e encaminhá-lo para a Gerência de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, que definirá sua destinação.
- Eventos
Eventos são atividades vinculadas a ações de marketing e relacionamento como: divulgação de marca, produtos e serviços (homenagens, entre outros); congressos ou fóruns empresariais para divulgação de tecnologia e técnicas, compartilhamento de conhecimentos e networking; e convites para eventos esportivos, culturais ou artísticos patrocinados pela empresa que os oferece.
A aceitação de eventos deverá ser previamente autorizada, por e-mail, pelo seu superior hierárquico e, posteriormente, comunicada à Gerência de Compliance (compliance@cielo.com.br), que avaliará o convite e o potencial conflito de interesses.
A oferta de eventos é permitida desde que não configure conflito de interesse, não se enquadre nas situações vedadas neste Código e não aconteça em períodos que antecedam ou durante negociações contratuais e faça parte de ações de marketing, aprovadas pela Superintendência de Marketing.
As despesas relacionadas a viagens, hospedagem, alimentação e transporte deverão ser, preferencialmente, pagas pela Cielo ao aceitar esse tipo de cortesia. Exceções deverão ser aprovadas pelo superior hierárquico imediato (considerando alçada mínima de gerente) e analisadas pela Gerência de Compliance para garantir que não haja indícios de conflitos de interesses e desvios com relação às diretrizes do Código.
Distribuição de brindes e sorteios de presentes ocorridos em eventos são permitidos, desde não tenham a intenção de beneficiar um grupo específico e não configurem conflito de interesse.
As despesas que objetivem o fortalecimento do relacionamento com clientes, como refeições, desde que com objetivos de reunião de trabalho, são permitidas, contanto que contemplem valores razoáveis e não sejam proibidas por práticas comerciais conhecidas da organização de quem as recebe.
É vedada a aceitação ou oferta de cortesias que:
• Envolvam órgãos ou funcionários da administração pública;
• Envolvam os colaboradores da área de Compras, com exceção de brindes;
• Sejam em dinheiro, cheque, título representativo ou equivalentes, como vouchers e vale-presentes;
• Envolvam fornecedor, cliente ou parceiro participando de um processo de negociação contratual;
• Seja recebida recorrentemente da mesma pessoa ou companhia; e
• Possua valor acima da média de mercado de bens/serviços de características similares.
5. Anticorrupção
A Cielo repudia todas as formas de condutas corruptas, tais como suborno, desvios e concessões de vantagens indevidas, assim como a ocultação ou dissimulação desses atos e o impedimento às atividades de investigação e fiscalização.
Não se pode prometer, oferecer ou entregar, direta ou indiretamente, qualquer vantagem indevida, pagamento, presente ou cortesia com a intenção de influenciar a imparcialidade de qualquer autoridade, servidor público, funcionário ou executivo de empresas, ou a terceira pessoa a eles relacionada, em qualquer ato ou decisão a fim de obter qualquer vantagem indevida ou direcionar negócios para si ou para qualquer pessoa, ou ainda praticar qualquer ato que viole a Lei nº 12.846/2013 (“Lei Anticorrupção”).
Da mesma forma, os Administradores, colaboradores, estagiários e jovens aprendizes da Cielo não devem aceitar vantagens indevidas.
A Cielo encoraja e respalda, de forma ilimitada, o oferecimento de denúncia sobre qualquer ato ou omissão que possa vir a configurar transgressão ao Código ou à legislação em vigor, inclusive à Lei Anticorrupção, comprometendo-se a apurar, punir e/ou informar às autoridades competentes, dentro do maior rigor possível, quaisquer desvios que vierem a ser informados.
Sempre que possível e dentro da melhor diligência, a Cielo buscará individualizar e particularizar as condutas que possam vir a ser enquadradas como crime punível em conformidade com a legislação vigente, informando e colaborando com as autoridades competentes para a completa apuração e responsabilização dos indivíduos que as praticarem.
Encontre informações adicionais na Política Anticorrupção.
6. Contribuições e Afiliações a Partidos Políticos
A Cielo não realiza contribuições ou desembolsos relacionados a atividades políticas, a candidatos, políticos e partidos políticos. Tampouco é permitido usar recursos da Companhia para alcançar objetivos políticos nem usar a posição que ocupa como alavanca para esses interesses. Caso colaboradores concorram a cargos políticos, após a comprovação da candidatura, deverão se afastar da Companhia, sem direito a remuneração, durante o período entre o registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral e o dia seguinte ao da eleição.
7. Prevenção a Fraudes
A Cielo atua na prevenção a fraudes em todas as suas relações, alinhada à legislação vigente e aos seus valores. A Companhia repudia a prática de atos ilícitos no exercício de suas atividades ou em qualquer outra forma relacionada direta ou indiretamente a ela. No evento de possíveis desvios, a Cielo apurará os fatos e adotará as medidas necessárias para fazer valer seus direitos e valores, incluindo sanções administrativas e a propositura de ações judiciais que visem a responsabilização civil ou criminal dos participantes.
8. Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento ao Terrorismo
A Cielo não compactua com práticas que envolvam lavagem de dinheiro e todos os seus colaboradores devem prestar especial atenção a situações suspeitas. A lavagem de dinheiro é o processo que tem por finalidade a ocultação da origem de recursos ilícitos, assim como sua integração no sistema financeiro, com o objetivo de legitimar tais recursos.
A fim de evitar problemas nesse âmbito, a atenção aos comportamentos suspeitos deve ser intensificada pelos seus colaboradores em suas relações com clientes, fornecedores, parceiros de negócios e seus colegas de trabalho, de forma que os potenciais casos sejam avaliados e, quando cabível, relatados à equipe de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e denunciado no Canal de Ética.
Nos termos da legislação e da regulamentação em vigor, a Cielo possui diretrizes e controles internos destinados a prevenir a utilização dos seus sistemas em práticas relacionadas à lavagem de dinheiro. Como exemplo das medidas adotadas, pode-se mencionar a obrigatoriedade de todos os seus colaboradores realizarem anualmente treinamento específico sobre o tema em questão, contratação de sistemas e equipes especializadas, bem como reportes de casos suspeitos às autoridades competentes.
Encontre informações adicionais na Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo.
9. Práticas Concorrenciais
A Cielo está comprometida com a promoção da livre concorrência, a evolução do mercado e o cumprimento da legislação concorrencial. Nas interações com os concorrentes, os profissionais da Cielo não devem compartilhar informações estratégicas, estabelecer acordos ou atuar de forma coordenada sobre preços, vendas, padronização de cláusulas contratuais, remuneração, divisão de mercado ou ainda quaisquer estratégias comerciais de abordagem a clientes ou fornecedores.
Os Administradores e colaboradores da Cielo devem dispensar especial atenção à atuação em associações de classes que congreguem empresas concorrentes no que tange à troca de informações sensíveis, tais como preço, estratégia de mercado, clientes, entre outras.
Encontre informações adicionais na Política Concorrencial.
10. Preservação e Segurança da Informação
A Cielo preza pela segurança da informação. Somente informações publicadas oficialmente pela Cielo podem ser expostas ou discutidas com os públicos de interesses, como fornecedores, clientes, bancos, bandeiras, concorrentes, entre outros. A Cielo entende como “oficiais” as informações publicadas em seu site institucional, site de Relações com Investidores, em seus relatórios públicos, perfis oficiais nas redes sociais e materiais institucionais.
Todos os públicos com os quais a Cielo se relaciona são responsáveis por zelar pela segurança das informações, garantindo que sejam armazenadas, processadas e transmitidas somente em ambientes seguros. É vetado compartilhar ou enviar qualquer informação confidencial, estratégica e do negócio utilizando meios particulares como e-mail, pendrive, armazenamento em nuvens, entre outros recursos. Esse cuidado também vale para o compartilhamento de informações via mídias sociais e, verbalmente, em locais públicos como ônibus, restaurantes, bares, aeroportos, aviões, estádios, táxis, entre outros.
Encontre informações adicionais nas Políticas de Segurança da Informação e Cibernética, Comunicação e de Ato ou Fato Relevante e Negociação de Valores Mobiliários.
11. Privacidade e Proteção de Dados
A Cielo zela pela privacidade e segurança das informações pessoais de seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. Qualquer informação fornecida à Cielo ou coletada por ela é tratada com o mais alto nível de cuidado e sob os mais rígidos padrões de segurança, tendo a Companhia se preparado para observar os preceitos da Lei nº 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Os processos de tratamento observam as diretrizes legais e boas práticas, que promovem a transparência, garantindo o exercício dos direitos dos titulares e assegurando sua privacidade. O acesso a essas informações é restrito e controlado e, em caso de violação dessas regras, estarão sujeitos a sanções administrativas, disciplinares e legais cabíveis.
Encontre informações adicionais na Política de Privacidade e Proteção de Dados. É possível consultar e tirar dúvidas com o DPO (Data Protection Officer) da Cielo, por meio do e-mail: privacidade@cielo.com.br.
12. Redes Sociais
A Cielo tem seus canais oficiais nas redes sociais e somente eles representam a Companhia. Os colaboradores que optarem por cadastrar-se em redes sociais, deverão fazê-lo em nome próprio por meio de recursos particulares.
A publicação de opiniões deverá ser totalmente pessoal, evitando associação, direta ou indireta, à marca da Companhia. Também é vetado divulgar boatos ou qualquer opinião que venha a comprometer a imagem dos Administradores ou outros colaboradores da Companhia.
Os perfis de redes sociais associados à marca da Cielo somente deverão ser cadastrados e utilizados pela área de Marketing, a qual é responsável por autorizar e publicar informações oficiais nesse tipo de mídia.
13. Respeito aos Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes
A Cielo está comprometida com os direitos das crianças e dos adolescentes. É contrária a qualquer forma de negligência, discriminação, crueldade, violência, exploração sexual e pornografia nas atividades da Companhia, na utilização dos seus produtos e serviços e em sua cadeia de valor.
A Companhia repudia o trabalho infantil e não compactua com quaisquer situações que potencialmente envolvam o trabalho irregular de adolescentes menores de 16 anos (exceto quando na condição de jovens aprendizes, a partir dos 14 anos).
Encontre informações adicionais na Política de Sustentabilidade.
14. Trabalho Escravo
A Cielo é contra o trabalho análogo ao escravo e situações que potencialmente envolvam coerção, castigos a qualquer pretexto, medidas disciplinares degradantes ou punição pelo exercício de qualquer direito fundamental. A Companhia não compactua com tais práticas na utilização de seus produtos e serviços e em sua cadeia de valor. A Cielo ainda se compromete publicamente a apoiar a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que busca erradicar o trabalho infantil e práticas discriminatórias, bem como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU.
15. Saúde e Segurança no Trabalho
A Cielo zela pela saúde e segurança do trabalho em suas atividades e nas relações de trabalho. A Companhia garante um ambiente seguro e condições previdenciárias e assistenciais que propiciem melhoria da qualidade de vida e facilitem o bom desempenho profissional.
A Cielo tem o compromisso com a conformidade legal em relação aos aspectos de sustentabilidade em todas as suas unidades, atividades, produtos e/ou serviços, com uma abordagem preventiva em relação à sustentabilidade e com a direcional de melhoria contínua de seu desempenho neste segmento.
A Companhia divulga às partes interessadas conteúdo sobre sustentabilidade, o que inclui a adoção de procedimentos e mídias compatíveis com os diferentes públicos.
O tema de sustentabilidade gera programas orientados para o público interno da Companhia, em relação à comunicação, conscientização e monitoramento do comprometimento dos seus colaboradores.
16. Meio Ambiente
A Cielo está comprometida com o desenvolvimento sustentável. Ao realizar suas atividades, busca assegurar o sucesso do negócio no longo prazo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Os aspectos ambientais são respeitados durante o ciclo de desenvolvimento de atividades, produtos e serviços, considerando o uso de energia renovável, a gestão e redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), o uso racional dos recursos naturais, o uso de materiais de origem certificada, a gestão e o descarte adequado de resíduos, a reciclagem de materiais, entre outros.
Encontre informações adicionais na Política de Sustentabilidade.
17. Uso de Recursos, Ativos e Propriedades da Organização
A Cielo acredita que a relação de trabalho com seus colaboradores deve ser baseada em integridade, diligência e fidelidade aos seus interesses, a fim de evitar o desperdício de recursos da Companhia. Os colaboradores devem zelar pelos recursos, instalações, equipamentos, máquinas, móveis, veículos, entre outros materiais de trabalho.
Os ativos e recursos da Companhia não devem ser utilizados para a obtenção de vantagens ilícitas ou indevidas, pessoais ou para terceiros, direta ou indiretamente.
O acesso à internet e ao telefone, bem como o uso de e-mails, software, hardware, equipamentos e outros bens da Cielo devem ser restritos à atividade profissional e, caso haja necessidade de utilização para fins particulares, que o uso seja feito com bom senso e alinhado com o gestor imediato.
A Cielo tem por direito acesso aos registros de uso de internet, e-mail e informações armazenadas em seus computadores, telefonia móvel e fixa.
Fórum de Ética
O Fórum de Ética, formado por presidente, vice-presidentes e diretores-executivos da Cielo, bem como diretor de Riscos e Compliance; e coordenado pelo diretor de Auditoria Interna, é a última instância de gestão do Código de Conduta Ética da Cielo. Seus objetivos são:
- Zelar pelo aperfeiçoamento constante do teor do Código de Conduta Ética da Cielo.
- Garantir que os preceitos do Código sejam a referência do processo de gestão da Cielo e que sejam respeitados no dia a dia de trabalho, por meio de sua disseminação e treinamento dos colaboradores.
- Deliberar, como órgão de última instância, sobre as situações que forem identificadas como desvios aos princípios contidos neste Código.
Desvios aos preceitos do Código
Os administradores, colaboradores, estagiários e jovens aprendizes da Cielo são responsáveis pela aplicação das orientações do código em todas as suas relações profissionais e devem atuar como guardiões, informando toda e qualquer situação que possa indicar o não cumprimento das orientações/diretrizes, sob condição de punição legal por parte da Empresa. Todos os profissionais deverão assinar a adesão formal ao código e renová-la por meio de conclusão do treinamento obrigatório.
Caso ocorra alguma dúvida sobre determinada situação ser um desvio aos preceitos estabelecidos neste Código, os profissionais deverão, antes de formalizar o potencial desvio, buscar orientação com seu gestor imediato ou mediato, com os business partners de RH ou com os representantes das áreas de Compliance, Auditoria, Ouvidoria e Sustentabilidade.
Caso uma situação de conflito com o Código de Conduta Ética seja presenciada, mesmo que o colaborador não esteja envolvido, a situação também poderá ser formalizada por meio do Canal de Ética.
Canal de Ética
www.canaldeetica.com.br/cielo ou 0800.775.0808
Esse canal é administrado por uma empresa independente para garantia da confidencialidade.
A identidade será mantida sob sigilo se esse for o desejo do relator. O canal preza pela confidencialidade da informação e autoria das denúncias e garante absoluto sigilo.
Gestão de relatos
As informações registradas pelo Canal de Ética são utilizadas por grupos especialmente designados para a apuração dos fatos. Esses grupos serão formados de acordo com a natureza e a origem do potencial desvio de conduta ética. O Fórum de Ética, em última instância, delibera sobre as violações e sanções disciplinares.
A gestão dos relatos é realizada conforme as seguintes premissas:
- O sigilo da apuração será rigorosamente mantido.
- O anonimato será assegurado a quem assim o desejar.
- A apuração será conduzida com imparcialidade e independência.
- Denúncias ou acusações sem fundamentação consistente serão desconsideradas.
- Denúncias ou acusações de má-fé que visam prejudicar alguém estarão sujeitas às sanções disciplinares.
- Sanções disciplinares estão previstas contra qualquer tentativa de retaliação.
Gestão de aderência e manutenção do Código
Ao agir com base nas diretrizes de conduta da Cielo, o colaborador estará reforçando os princípios éticos da Companhia e contribuindo para manter este Código sempre vivo e atual. A Cielo espera que seus gestores atuem na divulgação e instrução aos colaboradores de sua equipe, quanto às orientações presentes neste Código, a fim de preservar um ambiente de trabalho ético e colaborativo.
A avaliação e monitoramento de aderência ao Código seguirá as diretrizes presentes na Política de Compliance. Quaisquer violações aos preceitos do Código poderão resultar em sanções disciplinares previstas em normativos internos.
A Diretoria de Riscos e Compliance é responsável pela manutenção do Código de Conduta Ética, que deverá ser revisto sempre que se fizer necessário.
Declaração de Aceite
Eu, ____________________________, declaro que tenho conhecimento do Código de Conduta Ética da Cielo, bem como das diretrizes contidas nas políticas, nas normas e nos procedimentos publicados na intranet e que minha conduta será pautada pelos seus preceitos.
Entendo que devo declarar formalmente possíveis desvios a este Código ou às políticas, às normas e aos procedimentos da Cielo sempre que surgirem para que possam ser adequadamente analisados e tratados pela organização.
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Data
______________________________
Assinatura
Utilizar o verso para registro de possíveis desvios.
Assinar e enviar aos cuidados da área de Serviços de RH.
Declaração de Potenciais Desvios e Conflitos
Eu, ____________________________, detalho abaixo meus possíveis conflitos com os preceitos estabelecidos no Código de Conduta Ética da Cielo e/ou com políticas, normas e procedimentos publicados na intranet.
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Data
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Assinatura
Clique aqui para baixar o Código de Conduta de Ética.