Sustentabilidade Empresarial

Práticas de Gestão

Os valores da Cielo refletem a preocupação da companhia com seus públicos de interesse.

  • Integramos a carteira do Índice Dow Jones de Sustentabilidade da Bolsa de Nova Iorque (DJSI), que reconhece as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade em todo o mundo.
  • Integramos, desde 2014, a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 – reconhecimento que atesta as boas práticas de gestão e governança corporativa da companhia. Listada Novo Mercado da B3 desde 2009.
  • Somos signatários do Pacto Global da ONU. Anualmente reafirmamos nossa adesão e apresentamos os progressos, com as ações empreendidas nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e práticas anticorrupção.
  • Desde 2013, publicamos nossos relatórios de sustentabilidade, norteados pelas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), que são auditados por terceira parte independente.
  • Promovemos a diversidade, uma vez que nossas diretrizes preveem ações como a inclusão de companheiros de mesmo sexo nos planos médico e odontológico e a adoção da valorização da diversidade como critério de seleção de jovens para o Programa de Aprendizagem.
  • Contamos com um Comitê de Sustentabilidade que se reporta ao Conselho de Administração, contribuindo para a melhoria contínua do perfil de sustentabilidade da Cielo.

Social

A Cielo investe em projetos sociais por meio de leis de incentivo, tais como Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, FIA (Fundo da Infância e Adolescência), PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), Lei do Idoso e PRONAS/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência). O investimento em projetos sociais possui os seguintes focos:

  •   Educação: Promover iniciativas que contribuam com a melhoria da educação – básica e/ ou profissionalizante.
  •  Empreendedorismo/ Geração de Renda: Apoiar e promover iniciativas que possibilitem a geração de renda e contribuam para o desenvolvimento dos negócios empreendedores.

Meio Ambiente

Uma empresa sustentável é feita por práticas conscientes no dia a dia

  • As atividades da Cielo não provocam impactos significativos no meio ambiente. Contudo, a partir da Matriz de Avaliação de Impactos Ambientais, identificamos aspectos ambientais das nossas operações e processos, que devem ser gerenciados;
  • Estabelecemos um monitoramento sistemático e medidas para reduzir nossos impactos ambientais:
  • A Cielo realiza o descarte adequado de equipamentos obsoletos, de acordo com a regulamentação dos órgãos ambientais competentes;
  • A companhia mantém programas de coleta seletiva e de disposição responsável de resíduos nas atividades administrativas;
  • Reutiliza água captada da chuva e monitora o consumo de água;
  • Faz uso racional de energia elétrica;
  • Com foco nos colaboradores, promove campanhas voltadas ao consumo consciente e às atitudes de valor, envolvendo a qualidade das relações e a conservação de recursos, além da gestão de impactos como princípios de atuação profissional;
  • Estabeleceu metas de redução do consumo de água, energia e das emissões de gases de efeito estufa.

 

METAS 2019
Água: Manter o consumo de água nos mesmos níveis do ano de 2018
Resíduos: Destinar para reciclagem mais de 90% de todos os resíduos gerados pela Cielo (POS, material de marketing, resíduos orgânicos na matriz, cabos e suprimentos)
Emissões de escopo 1: Reduzir em 1% as emissões de Escopo 1, sobre o registrado em 2018, desde que não sejam contratados novos colaboradores para a equipe comercial
Emissões de escopo 2/ consumo de energia elétrica: Reduzir em 1% o consumo de energia elétrica, em relação a 2018, na matriz da Cielo, lojas (exceto as situadas em shoppings centers) e filiais (exceto as que tiverem mudanças de localização de sua sede)
Emissões de escopo 3: Atendimento em campo: tendo em vista a projeção de aumento da quilometragem rodada em decorrência da expectativa de recuperação de mercado pela Cielo, foram criados mecanismos para mitigar este impacto – autoatendimento pelo cliente nas lojas, filiais, bancos parceiros e executivos da área comercial que realizam instalações das máquinas nos clientes –, visando evitar em 3% as emissões estimadas para o ano.

*As metas têm como ano-base 2018.


Estratégia de Mudanças Climáticas

Buscamos reduzir nossa contribuição às mudanças climáticas por meio de uma estratégia de atuação baseada em 4 eixos:

  • Avaliação dos impactos: análise dos riscos ao negócio em decorrência das mudanças climáticas e elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa de acordo com a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol, visando identificar as principais fontes de emissão e mapear as oportunidades de melhoria para redução das emissões;
  • Redução das emissões: implementação de melhorias e processos visando a redução das emissões, tais como redução das viagens internacionais e disponibilização de
    ônibus fretados para os funcionários, além do estabelecimento de metas públicas de redução das emissões;
  • Compensação das emissões de gases de efeito estufa não evitadas: escopos 1 e 2, por meio da compra de créditos de carbono de projetos que promovam geração de renda, benefícios sociais e à biodiversidade;
  • Articulação e compromisso com a transparência: participação em discussões sobre políticas públicas que contribuam para uma economia de baixo carbono e divulgação das informações sobre nossas iniciativas em relação às mudanças climáticas por meio do Carbon Disclosure Project, Índice de Carbono Eficiente da B3 e do Registro  Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol.

 

Download dos Relatórios de Sustentabilidade


Relatório de
Sustentabilidade 2018
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Relatório de
Sustentabilidade 2017
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Relatório de
Sustentabilidade 2016
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Relatório de
Sustentabilidade 2015
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Relatório de
Sustentabilidade 2014
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Relatório de
Sustentabilidade 2013
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