Política de Comunicação

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Histórico de Revisões

Versão: Data de Revisão: Histórico:
1 03/06/2013 Elaboração do Documento.
2 26/06/2015 Inclusão dos itens Abrangência (II), Documentação Complementar (III), Conceitos e Siglas (IV), Responsabilidades (V), Gestão de Consequências (VII), Exceções (VIII) e Disposições Gerais (IX).
Atualização do item Diretrizes (VI): substituição da expressão “partes interessadas” por “stakeholders” e inclusão dos itens 3, 4, 5, 6 e 11.
3 25/08/2017 Atualização dos itens II. Abrangência, III. Documentação Complementar, e dos subitens 4, 5, 6, 8 e 9 das VI. Diretrizes e do item VII. Gestão de Consequências.
4 29/10/2019 Atualização dos itens I. Objetivo, II. Abrangência, III. Diretrizes subitens 2,5,10 e 11, IV. Exceções, V. Responsabilidades, VIII. Conceitos e Siglas, IX. Disposições Gerais.
5 25/11/2021 Atualização dos itens I. Objetivo II. Abrangência, III. Diretrizes subitens 2, 3, 4, 6, 10 e 11, IV. Exceções, V. Gestão de Consequências, VI. Responsabilidades, VII. Documentação Complementar, VIII. Conceitos e Siglas.

 

I. Objetivo

Estabelecer diretrizes para preservar a imagem e a reputação da Cielo S. A., suas controladas e coligadas, junto aos Stakeholders, engajando-os de forma proativa em uma comunicação clara, tempestiva e transparente, pautada nos nossos valores da Cielo S. A.

II. Abrangência

A presente Política de Comunicação (“Política”) é aplicada a todos os administradores (diretores, membros do Conselho de Administração e membros dos Comitês de Assessoramento), membros do Conselho Fiscal e colaboradores das empresas Cielo S.A., Servinet Serviços Ltda., Aliança Pagamentos e Participações Ltda. doravante denominadas de “Companhia”.

Todas as Sociedades Controladas da Companhia devem definir os seus direcionamentos a partir das orientações previstas na presente Política, considerando as necessidades específicas e os aspectos legais e regulamentares a que estão sujeitas.

Em relação às Sociedades Coligadas, os representantes da Companhia que atuem na administração das Sociedades Coligadas devem envidar esforços para que elas definam os seus direcionamentos a partir das orientações previstas na presente Política, considerando as necessidades específicas e os aspectos legais e regulamentares a que estão sujeitas.

III. Diretrizes

1. Processos, recursos, relações com Stakeholders e identidade da marca são administrados pela Companhia, com a ciência de que todos esses fatores impactam em sua imagem e consistem em uma forma de comunicação.

2. O processo de comunicação da Companhia prevê o alinhamento de ações a fim de promover os valores, a cultura e os objetivos de negócio permitindo a Companhia desenvolver, manter ou transformar a sua reputação .

3. As ferramentas de marketing utilizadas pela Companhia devem seguir os preceitos éticos estabelecidos em seu Código de Conduta Ética, respeitar os clientes e os demais públicos envolvidos, os espaços públicos e o meio ambiente, garantindo uma comunicação que não seja enganosa ou abusiva. As ações de marketing são pautadas pelas boas práticas de mercado e por órgãos reguladores da comunicação publicitária..

4. A Gerência de Marketing Institucional, Branding e Social Media se pauta pelo conjunto de atributos culturais da marca estabelecidos no Código de Conduto Ética, que são imprescindíveis para garantir a construção de uma visão compartilhada sobre os objetivos organizacionais e o foco necessário para atingi-los. Os atributos culturais são: I. Espírito de servir, II. Execução Simples e Fácil, III. Atuação Sistêmica e Inovadora, IV. Colaboração e Confiança e V. Autonomia com responsabilidade.

5. Todos os gestores da Companhia, incluindo a Diretoria-Executiva, são responsáveis por fomentar o engajamento dos colaboradores em relação às mensagens institucionais e canais internos de comunicação.

6. Canais de comunicação devem ser disponibilizados aos colaboradores, com o intuito de promover um ambiente em que a informação possa trafegar de acordo com os cinco atributos culturais da Cielo S.A..

7. O diálogo aberto, transparente, tempestivo, íntegro e relevante com os Stakeholders deve ser praticado e valorizado na Companhia.

8. Nos termos da regulamentação em vigor, a Cielo, reserva-se no direito de manter a confidencialidade dos assuntos que considera estratégicos, respeitando as exigências legais aplicáveis à comunicação, em especial a regulamentação aplicável às companhias abertas.

9. Os porta-vozes autorizados podem representar a Companhia, interna ou externamente, junto a diferentes públicos de interesse ou indicar outro colaborador para tanto, de acordo com as diretrizes de comunicação.

10. A Companhia não autoriza a divulgação de seu nome, marca ou a vinculação de sua imagem sem a prévia aprovação da Superintendência de Marketing e Ouvidoria, em conformidade com as suas diretrizes de comunicação.

11. A Companhia mantém perfis institucionais no Twitter, Facebook, Linkedin, Youtube e Instagram, além de canais de atendimento ao cliente. Para garantir que os canais sejam corretamente utilizados, a Companhia definiu um Guia de Conduta nas Redes Sociais (“Guia”), disponível na intranet da Companhia. Para casos não especificados no Guia, os colaboradores devem procurar a Superintendência de Marketing e Ouvidoria.

IV. Exceções

As exceções à essa Política deverão ser aprovadas pelo Diretor-Presidente e pela Superintendência de Marketing e Ouvidoria.

V. Gestão de Consequências

Colaboradores, fornecedores ou outros stakeholders (públicos de interesse) que observarem quaisquer desvios às diretrizes desta Política, poderão relatar o fato ao Canal de Ética nos canais abaixo, podendo ou não se identificar:

Internamente, o não cumprimento das diretrizes desta Política enseja a aplicação de medidas de responsabilização dos agentes que a descumprirem conforme a respectiva gravidade do descumprimento, e de acordo com os normativos internos.

VI. Responsabilidades

  • Administradores e Colaboradores: Observar e zelar pelo cumprimento da presente Política e, quando assim se fizer necessário, acionar a Superintendência de Marketing e Ouvidoria para consulta sobre situações que envolvam conflito com esta Política, bem como mediante a ocorrência de situações nela descritas.
  • Superintendência de Marketing e Ouvidoria (Gerência de Marketing Institucional, Branding e Social Media): Manter essa Política atualizada, garantir que as diretrizes de comunicação da Companhia sejam seguidas e definir as ações de gestão de consequência referentes à não observância do determinado nesta Política.
  • Fórum de Divulgação: Analisar e deliberar acerca da divulgação de informações a serem disponibilizadas junto aos órgãos reguladores do mercado de capitais e bolsa de valores a partir da publicação de fatos relevantes, comunicados ao mercado, aviso aos acionistas, atas de reuniões do Conselho de Administração, dentre outros.
  • Porta-vozes: Presidente, Vice-Presidentes, Diretores-Executivos, Superintendentes e Gerentes da Companhia devidamente treinados pela Gerência de Marketing Institucional, Branding e Social Media e autorizados formalmente para falar em nome da Companhia.

VII. Documentação Complementar

  • Código de Conduta Ética da Cielo
  • Guia de Conduta nas Redes Sociais;
  • Normas internas aperfeiçoadas constantemente, aprovadas pelas alçadas competentes e disponibilizadas a todos os colaboradores.
  • Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante e Negociação de Valores Mobiliários
  • Política de Relacionamento com Stakeholders; e
  • Regimento Interno do Fórum de Divulgação.

VIII. Conceitos e Siglas

  • Sociedades Coligadas: são as sociedades em que a Companhia detenha 10% (dez por cento) ou mais do seu capital, sem, contudo, controlá-las, nos termos do artigo 243, §1º da Lei das Sociedades por Ações..
  • Sociedades Controladas: são as sociedades nas quais a Companhia, direta ou indiretamente, é titular de direitos de sócia ou acionista que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores, nos termos do artigo 243, §2º da Lei das Sociedades por Ações.
  • Stakeholders (públicos de interesse): Todos os públicos relevantes com interesses pertinentes à Companhia, bem como indivíduos ou entidades que assumam algum tipo de risco, direto ou indireto, em face da Companhia. Entre outros, destacam-se: investidores, colaboradores, sociedade, clientes, fornecedores, parceiros, credores, governos, órgãos reguladores, concorrentes, imprensa, associações e entidades de classe, usuários dos meios de eletrônicos de pagamento e organizações não governamentais.

IX. Disposições Gerais

É competência do Conselho de Administração da Companhia alterar esta Política sempre que se fizer necessário.

Esta Política entra em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho de Administração e revoga quaisquer documentos em contrário.