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Conselho, Diretoria, Comitês e Fóruns
O Conselho de Administração da Companhia, órgão de natureza colegiada, é composto por, no mínimo, 7 (sete) e, no máximo, 12 (doze) membros, todos eleitos pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 2(dois) anos, permitida a reeleição. No mínimo 2 (dois) membros do Conselho, ou 20% (vinte por cento) do total dos membros do Conselho, o que for maior, devem ser Conselheiros Independentes, conforme a definição do Regulamento do Novo Mercado, também devendo ser considerado(s) como independente(s) o(s) conselheiro(s) eleito(s) mediante faculdade prevista no artigo 141, §§ 4º e 5º e artigo 239 da Lei 6.404/76.
Em linha com as melhores práticas de governança corporativa, os cargos de Diretor-Presidente e Presidente do Conselho de Administração não poderão ser são acumulados pela mesma pessoa.
O Regimento Interno do Conselho de Administração disciplina acerca da composição, as competências, as regras de funcionamento, as responsabilidades, bem como as medidas a serem adotadas em situações de conflito de interesses, cuja redação em vigor foi aprovada em reunião do Conselho de Administração realizada em 02 de março de 2023.
As competências do Conselho de Administração da Companhia, além daquelas definidas pelo artigo 142 da Lei n.º 6.404, de 15 de dezembro de 1976, estão dispostas no artigo 19 do Estatuto Social da Companhia e no artigo 2.4 do Regimento Interno do Conselho de Administração da Companhia.
A taxa de participação de reuniões de todos os membros do Conselho de Administração, atualmente, é de 100%.
Regimento do Conselho de Administração
Composição do Conselho de Administração
Abaixo, segue a composição atual do Conselho de Administração da Companhia:
| Membros do Conselho de Administração | Idade | Cargo | Data de Eleição | Término do Mandato | Tempo no Conselho de Administração, desde a Primeira Eleição |
|---|---|---|---|---|---|
| Carla Nesi | 53 anos (19/08/1971) |
Membro | 30/04/2024 | até AGO 2026 | 1 ano |
|
Membro do Conselho de Administração da Cielo S.A. – Instituição de Pagamento (desde 31 de maio de 2023). |
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| Cassiano Ricardo Scarpelli | 56 anos (28/07/1968) |
Membro | 30/04/2024 | até AGO 2026 | 1 ano |
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Nome da empresa: Cielo S.A. – Instituição de Pagamento. Setor de atividade: Meio de pagamento; Cargo: Membro do Conselho de Administração. Se a empresa integra (i) o grupo econômico da Companhia ou (ii) é controlada por acionista da Companhia que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia: A empresa é o emissor. Nome da empresa: Banco Bradesco S.A. Setor de atividade: Instituição Financeira. Cargo: Diretor Executivo Vice-Presidente (desde 12.3.2018). Se a empresa integra (i) o grupo econômico da Companhia ou (ii) é controlada por acionista da Companhia que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia: Não. Nome da empresa: Fundação Bradesco. Setor de atividade: Terceiro Setor. Cargo: Membro da Mesa Regedora (desde 12.3.2007) e Diretor Gerente (desde 25.4.2018). Se a empresa integra (i) o grupo econômico da Companhia ou (ii) é controlada por acionista da Companhia que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia: Sim, a empresa se enquadra no item (ii) por ser controlada diretamente pelo Banco Bradesco S.A., que detém participação indireta superior a 5% das ações de emissão da Companhia. Nome da empresa: BEM – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. Setor de atividade: Distribuidoras de títulos e valores mobiliários. Cargo: Diretor Vice-Presidente (de 30.4.2019 a 28.4.2023). Se a empresa integra (i) o grupo econômico da Companhia ou (ii) é controlada por acionista da Companhia que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia: Sim, a empresa se enquadra no item (ii) por ser controlada diretamente pelo Banco Bradesco S.A., que detém participação indireta superior a 5% das ações de emissão da Companhia. Nome da empresa: BBD Participações S.A. Setor de atividade: Holding. Cargo: Membro do Conselho de Administração (desde 30.4.2018). Se a empresa integra (i) o grupo econômico da Companhia ou (ii) é controlada por acionista da Companhia que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia: Não. Nome da empresa: Bradesco Leasing S.A. – Arrendamento Mercantil. Setor de atividade: Arrendamento Mercantil. Cargo: Diretor Vice-Presidente (desde 30.4.2018). Se a empresa integra (i) o grupo econômico da Companhia ou (ii) é controlada por acionista da Companhia que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia: Sim, a empresa se enquadra no item (ii) por ser controlada diretamente pelo Banco Bradesco S.A., que detém participação indireta superior a 5% das ações de emissão da Companhia. ii. Indicação de todos os cargos de administração que ocupe em outras sociedades ou organizações do terceiro setor: Diretor Executivo Vice-Presidente do Banco Bradesco S.A.; Diretor Gerente da Fundação Bradesco; Membro do Conselho de Administração da BBD Participações S.A.; Diretor da Nova Cidade de Deus Participações S.A.; Diretor Vice-Presidente do Bradesco Leasing S.A. – Arrendamento Mercantil.; Diretor Vice-Presidente da NCF Participações S.A.; Diretor Vice-Presidente do Banco Bradescard S.A.; Diretor Geral do Banco Bradesco BERJ S.A.; Diretor Gerente da Ágora Investimentos S.A.; Diretor Gerente da Bitz Instituição de Pagamento S.A. |
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| Gilson Alceu Bittencourt | Membro | 11/11/2025 | Até AGO 2026 | 1 ano | |
| O Sr. Gilson Alceu Bittencourt é Vice-Presidente de Agronegócios e Agricultura Familiar do Banco do Brasil S.A., responsável pela área de produtos de crédito para o setor rural, pessoas físicas e jurídicas, micro e pequenas empresas, além das estratégias de negócios digitais. É Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp, Especialista em Políticas Públicas pela Universidade do Texas e graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná. É um executivo experiente e respeitado no setor Público Federal, com mais de 18 anos de experiência em cargos estratégicos do Ministério da Fazenda, Casa Civil da Presidência, Ministério do Planejamento e Orçamento e Ministério do Desenvolvimento Agrário. Vem atuando como membro de conselhos de administração, fiscal e de auditoria desde 2004, com destaque para Livelo S.A., Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (“Embrapa”), Caixa Econômica Federal, BB Seguridade Participações S.A., Brasilcap Capitalização S.A. e Brasilprev Seguros e Previdência S.A. permitindo um amplo conhecimento do funcionamento de empresas públicas e privadas. É conselheiro de Administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (“IBGC”) desde 2017. | |||||
| José Ramos Rocha Neto | 56 anos (08/12/1968) |
Membro | 30/04/2024 | até AGO 2026 | 1 ano |
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Membro do Conselho de Administração da Cielo S.A. – Instituição de Pagamento (desde 31 de maio de 2023). |
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| José Ricardo Sasseron | 69 anos (17/03/1956) |
Membro | 30/04/2024 | até AGO 2026 | 2 anos |
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Membro do Conselho de Administração da Cielo S.A. (desde 28 de junho de 2023). |
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| Marcelo de Araújo Noronha | 59 anos (10/08/1965) |
Membro | 30/04/2024 | até AGO 2026 | 12 anos |
| Membro do Conselho de Administração da Cielo S.A. (desde 03 de maio de 2011). Também, é membro do Fórum de Inovação da Cielo S.A. Sólida experiência profissional no mercado financeiro, especialmente em cartões, meios de pagamento e processamento de pagamento. Graduado em Administração pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco. Especialização em Finanças pelo IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e Advanced Management Program – AMP pelo IESE – Business School – Universidad de Navarra em Barcelona. Iniciou sua carreira no Banco Banorte e, a partir de julho de 1996, atuou como Diretor Comercial no Banco Alvorada S.A., antigo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria Brasil S.A., onde chegou ao cargo de Vice-Presidente, responsável por produtos, trade finance, middle market e varejo. Em fevereiro de 2004, foi eleito Diretor Departamental do Banco Bradesco S.A., em dezembro de 2010,foi eleito Diretor Executivo Adjunto e, em janeiro de 2012, Diretor Executivo Gerente. Atualmente, é Diretor Vice-Presidente Executivo do Banco Bradesco S.A.. Também, atualmente, exerce a posição de diretor das seguintes empresas do grupo Bradesco, a saber(a) Diretor Vice-Presidente do Banco Bradescard S.A.; (b) Diretor Vice-Presidente da BEM – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda; (c) Diretor Geral do Banco Bradesco BBI S.A.; (d) Diretor Vice-Presidente do Banco Bradesco BERJ S.A.; (e) Diretor Gerente do Banco Bradesco Financiamentos S.A.; (f) Diretor Vice-Presidente Executivo do Banco Bradesco S.A; (g) Diretor Vice-Presidente da Bradesco Administradora de Consórcios Ltda.; (h) Diretor Vice-Presidente do Bradesco Leasing S.A.- Arrendamento Mercantil; (i) Diretor Vice-Presidente do Banco Losango S.A. – Banco Múltiplo; (j) Diretor Vice-Presidente da Kirton Bank S.A. – Banco Múltiplo; (l) Diretor da Nova Cidade de Deus Participações S.A. e (m) Diretor Gerente da Fundação Bradesco. Ainda, como membro do Conselho de Administração, atua nas seguintes sociedades: (a)membro e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Alelo S.A.; (b) membro e Presidente do Conselho de Administração do Banco Bradesco Europa S.A.; (c) membro do Conselho de Administração BBD Participações S.A.; (d) Membro e Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco Digio S.A.; (e) membro e Presidente do Conselho de Administração da Bradesco Securities Hong Kong Limited.; (f) membro e Presidente do Conselho de Administração da Bradesco Securities UK Limited; (g) membro do Conselho de Administração da Cidade de Deus – Companhia Comercial de Participações; (h) membro do Conselho de Administração da Elo Participações Ltda. e(i) membro da Mesa Regedora da Fundação Bradesco. Exerceu, ainda, a posição de Diretor-Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – ABECS (2013-2017). |
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| Marisa Reghini Ferreira Mattos | 45 anos (04/08/1979) |
Membro | 30/04/2024 | até AGO 2026 | 1 ano |
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Membro do Conselho de Administração da Cielo S.A. – Instituição de Pagamento (desde 31 de maio de 2023). |
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| Túlio Xavier de Oliveira | 44 anos (21/02/1981) |
Membro | 31/07/2024 | até AGO 2025 | 1 ano |
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O Sr. Túlio Xavier de Oliveira é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e possui um MBA em Gerenciamento Estratégico, Economia e Finanças na Universidade de Chicago (The University of Chicago – Booth School of Business – EUA). É um executivo experiente e respeitado no setor de Serviços Financeiros, onde construiu carreira no mercado. Sua experiência abrange diversos cargos executivos em empresas renomadas, incluindo Itaú Unibanco, PayPal, Mercado Pago e, atualmente, é Diretor Executivo do Banco Bradesco S.A.. |
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*O conselheiro ora eleito somente tomará posse após a aprovação de sua eleição pelo Banco Central do Brasil.
Este item apresenta a classificação dos membros do nosso Conselho de
Administração em relação aos critérios de independência. A matriz abaixo indica
os parâmetros utilizados para que cada Conselheiro da Cielo seja considerado
independente de acordo com as definições e os critérios adotados pelo Índice Dow
Jones de Sustentabilidade (DJSI) da Bolsa de Valores de Nova Iorque e do
Regulamento do Novo Mercado da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão S.A.
O artigo 15, §1º do Estatuto Social da Cielo prevê que no mínimo 2 (dois) ou 20% (vinte por
cento), o que for maior, dos membros do seu Conselho de Administração devem ser
Conselheiros Independentes, conforme a definição do Regulamento do Novo Mercado.
| DJSI | |||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Nome do membro do Conselho de Administração | Carlos Motta dos Santos | Eurico Ramos Fabri | Ênio Mathias Ferreira | Francisco José Pereira Terra | José Ricardo Fagonde Forni | Marcelo de Araújo Noronha | Marco Aurélio Picini de Moura | Regina Helena Jorge Nunes | Vinícius Urias Favarão |
| Presidente do CA | Vice-Presidente do CA | ||||||||
| Independente segundo o DJSI | X | X | X | X | |||||
| O membro não deve ter sido empregado pela empresa em função executiva nos últimos cinco anos. |
X | X | X | X | |||||
| O membro não deve aceitar ou ter um membro da família que aceita pagamentos da empresa ou de qualquer empresa controladora ou subsidiária da empresa acima de US$ 60.000 durante o ano fiscal atual ou dos três últimos anos fiscais”, exceto os permitidos pelas definições da SEC Rule 4.200. |
X | X | X | X | |||||
| O membro não deve pertencer a família ou ser familiar de indivíduo que é ou foi empregado como um Diretor Executivo durante os últimos três anos pela empresa ou por qualquer matriz ou subsidiária da empresa. |
X | X | X | X | |||||
| O membro não deve ser (e não deve ser afiliado a uma empresa que seja) um consultor ou consultor da empresa ou um membro da alta administração da empresa. |
X | X | X | X | |||||
| O membro não deve ser afiliado a um cliente ou fornecedor relevante da empresa. |
|||||||||
| O membro não deve ter nenhum contrato de serviços pessoal com a empresa ou um membro da alta administração da empresa. |
X | X | X | X | |||||
| O membro não deve ser afiliado a uma entidade sem fins lucrativos que receba contribuições significativas da empresa. |
X | X | X | ||||||
| O membro não deve ter sido sócio ou funcionário de empresa de auditoria externa da companhia nos últimos três anos. |
X | X | X | X | |||||
| O membro não deve ter nenhum outro conflito de interesses que o próprio conselho determine que ele/ela não possa ser considerado independente. |
|||||||||
| REGULAÇÃO DO NOVO MERCADO DA B3 | |||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Nome do membro do Conselho de Administração | Carlos Motta dos Santos | Eurico Ramos Fabri | Ênio Mathias Ferreira | Francisco José Pereira Terra | José Ricardo Fagonde Forni | Marcelo de Araújo Noronha | Marco Aurélio Picini de Moura | Regina Helena Jorge Nunes | Vinícius Urias Favarão |
| Vice-Presidente do CA | Presidente do CA | ||||||||
| Independente segundo o Novo Mercado | |||||||||
| Não é acionista controlador direto ou indireto da companhia. | X | X | X | X | |||||
| Não tem seu exercício de voto nas reuniões do Conselho de Administração vinculado por acordo de acionistas que tenha por objeto matérias relacionadas à companhia. |
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| Não é cônjuge, companheiro ou parente, em linha reta ou colateral, até segundo grau do acionista controlador, de administrador da companhia ou de administrador do acionista controlador. |
X | X | X | X | |||||
| Não foi, nos últimos três anos, empregado ou diretor da companhia ou do seu acionista controlador. |
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A Política de Indicação do Conselho da Cielo exige que cada Diretor seja reconhecido como uma pessoa da mais alta integridade e posição, tanto pessoal quanto profissionalmente. Cada Diretor deve estar pronto para dedicar o tempo necessário para cumprir suas responsabilidades para com a Empresa.
Cada Diretor deve ter experiência, habilidades e conhecimentos comprováveis que aumentem a eficácia do Conselho e complementem os dos outros membros do Conselho para garantir um equilíbrio geral de experiência, habilidades e conhecimento no o Conselho. O Conselho exige uma ampla gama de habilidades para garantir uma tomada de decisão equilibrada e eficaz. Para assegurar isso, a matriz de habilidades foi desenvolvida para atender às necessidades em evolução da Empresa, permitindo mapear as habilidades e experiências atuais do Conselho e vincular à estratégia da Cielo. A matriz de habilidades continuará a apoiar a abordagem de planejamento de sucessão no futuro, fornecendo uma avaliação objetiva das habilidades e experiência do Conselho, e que elementos adicionais podem ser necessários para assegurar os objetivos estratégicos da Empresa.

A média de participação dos membros nas reuniões do Conselho de Administração da Cielo no exercício de 2022 foi de 98,5%.
A assiduidade mínima requerida, nos termos do artigo 3.1., (d) do Regimento Interno do Conselho de Administração, é de 75% (setenta e cinco por cento) nas reuniões do Conselho de Administração.
O tempo médio de permanência dos membros no Conselho de Administração foi de 6,3 anos (1).
(1) Para o cálculo dessa métrica, contabilizamos o período médio de todos os conselheiros atualmente eleitos.
O Estatuto Social da Companhia prevê a possibilidade de instalação de um Conselho Fiscal, órgão de fiscalização independente da administração, de funcionamento não permanente.
Atualmente, a Companhia possui Conselho Fiscal, instalado na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária realizada em 06 de março de 2023.
Nos termos do artigo 25 do Estatuto Social da Companhia, o Conselho Fiscal, quando instalado, será composto por, no mínimo, 03 (três) e, no máximo, 05 (cinco) membros titulares e suplentes, em igual número. Os membros serão eleitos em Assembleia Geral e os respectivos mandatos encerrar-se-ão na Assembleia Geral Ordinária subsequente à de sua eleição.
O Regimento Interno do Conselho Fiscal disciplina a composição, o funcionamento, os poderes, os deveres e as competências do Conselho Fiscal, bem como o seu relacionamento com os demais órgãos sociais da Companhia, observadas as disposições do Capítulo V do seu estatuto social e da legislação aplicável e boas práticas de governança corporativa, cuja redação em vigor foi aprovada em reunião do Conselho Fiscal realizada em 21 de maio de 2020.
As competências do Conselho Fiscal estão previstas no artigo 2.7 do Regimento Interno do Conselho Fiscal, a saber: (a) fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários; (b) opinar sobre o relatório anual da administração, fazendo constar do seu parecer as informações complementares que julgar necessárias ou úteis à deliberação da Assembleia Geral; (c) opinar sobre as propostas dos órgãos da administração, a serem submetidas à Assembleia Geral, relativas a modificação do capital social, emissão de debêntures ou bônus de subscrição, planos de investimento ou orçamentos de capital, distribuição de dividendos ou de juros sobre o capital próprio, transformação, incorporação, fusão ou cisão; (d) denunciar, por qualquer de seus membros, aos órgãos de administração e, se estes não tomarem as providências necessárias para a proteção dos interesses da Companhia, à Assembleia Geral, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis à Companhia; (e) convocar a Assembleia Geral ordinária, se os órgãos da administração retardarem por mais de 1 (um) mês essa convocação, e a extraordinária, sempre que ocorrerem motivos graves ou urgentes, incluindo na agenda das Assembleias as matérias que considerarem necessárias; (f) analisar, trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas pela Companhia, acompanhados, conforme aplicável, do relatório da administração e do relatório dos auditores independentes, podendo, inclusive, solicitar a presença dos auditores independentes nas reuniões do Conselho Fiscal para que os referidos auditores prestem eventuais esclarecimentos quanto aos documentos a serem apreciados; (g) examinar as demonstrações financeiras semestrais e anuais da Companhia e sobre elas opinar, acompanhadas, conforme aplicável, do relatório dos auditores independentes, podendo, inclusive, solicitar a presença dos auditores independentes nas reuniões do Conselho Fiscal para que os referidos auditores prestem eventuais esclarecimentos quanto aos documentos a serem apreciados; (h) exercer as atribuições descritas nos itens (a) ao (g) acima durante a liquidação da Companhia, tendo em vista as disposições especiais que a regulam; (i) examinar o estudo técnico de viabilidade para a realização de ativos fiscais diferidos; (j) reunir-se com o Comitê de Auditoria para avaliar as responsabilidades mútuas e identificando as áreas relevantes de atuação; (k) deliberar acerca do calendário anual de reuniões ordinárias do Conselho Fiscal.
Abaixo, a composição atual do Conselho Fiscal:
| Membros do Conselho Fiscal | Idade/Data de nascimento | Cargo | Data de eleição | Término do mandato |
|---|---|---|---|---|
| Analaura Neves de Morais Gontijo | 43 anos (14/02/1982) |
Membro Titular | 30/04/2024 | até AGO 2025 |
| Barbara Favero dos Santos Bosi | 47 anos (09/12/1977) |
Membro Suplente | 30/04/2024 | até AGO 2025 |
| Cristiane do Amaral Mendonça | 44 anos (10/07/1980) |
Membro Titular | 30/04/2024 | até AGO 2025 |
| Cristiano Leonel Correa | 46 anos (29/12/1978) |
Membro Suplente | 30/04/2024 | até AGO 2025 |
| Eduardo Ramos da Silva | 39 anos (02/01/1986) |
Membro Suplente | 30/04/2024 | até AGO 2025 |
| Fabiana Pinto Fonseca | 49 anos (27/07/1975) |
Membro Suplente | 30/04/2024 | até AGO 2025 |
| Gisele Barbosa Pessoa | 45 anos (23/11/1979) |
Membro Titular | 30/04/2024 | até AGO 2025 |
| Herculano Anibal Alves | 72 anos (27/02/1953) |
Membro Titular | 30/04/2024 | até AGO 2025 |
| Marcos Aparecido Galende | 57 anos (09/05/1967) |
Membro Titular | 30/04/2024 | até AGO 2025 |
A Diretoria Estatutária é composta por, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 11 (onze) membros, sendo 1 (um) Diretor Presidente, 1 (um) Diretor de Relações com Investidores e até 9 (nove) Diretores sem designação específica, eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de 2 (dos) anos, sendo permitida a reeleição, conforme Regimento Interno. É permitido aos Diretores Estatutários acumular cargos, conforme deliberação do Conselho de Administração.
Atualmente, a Companhia possui 08 (oito) Diretores Estatutários, sendo 1 (um) Diretor Presidente, 1 (um) Diretor de Relações com Investidores e 6 (seis) diretores sem designação específica.
A Diretoria Executiva é composta por 08 (oito) Diretores Estatutários.
Abaixo a composição atual da Diretoria Executiva:
| Membros da Diretoria Executiva | Idade | Cargo | Data de Eleição | Término do Mandato |
|---|---|---|---|---|
| Adriana Paula Garbim De Barros* | 52 | Diretora Vice-Presidente | 2/05/2024 | 1º RCA após a AGO 2026 |
| Vice-Presidente Executiva Comercial Varejo e Empreendedores. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), além de MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Possui ampla experiência executiva e no setor de meios de pagamento, atuando há mais de 26 anos no mercado financeiro, nas áreas de negócios, planejamento e marketing, em companhias como Itaú, Rede e PagBank. Em sua última experiência, liderou o processo de construção do segmento SMB, desde a criação da estrutura, modelo comercial e ofertas; e também esteve à frente de pagamentos digitais, cross border e parcerias. |
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| Angélica Peres Campos | 46 | Diretora sem Designação Específica | 29/10/2025 | 1º RCA após a AGO 2026 |
| Diretora sem Designação Específica – Angélica Peres Campos | ||||
| Carlos Eduardo Domingues Alves | 49 | Diretor Vice-Presidente | 29/05/2024 | 1º RCA após a AGO 2026 |
| Diretor Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e Negócios desde fevereiro de 2023. Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá e Mestre em Comportamento do Consumidor pela ESPM. Também conta com especializações em Gestão Empresarial e Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão e Empreendedorismo pela Fundação Dom Cabral. Possui ampla experiência executiva e como empreendedor em varejo e tecnologia, tendo ocupado posições executivas em companhias como Riachuelo e Magazine Luíza. Na Riachuelo liderou o desenvolvimento das plataformas digital e de e-commerce, implantação da plataforma omnichannel e a criação das arquiteturas de banco digital e de meios de pagamento na Midway Financeira. |
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| Eduardo Wemelinger Lemos | 42 | Diretor Vice-Presidente | 21/05/2024 | 1º RCA após a AGO 2026 |
| Vice-Presidente Executivo de Operações e Atendimento. Graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especializações em operações pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), inovação exponencial pela Singularity University e marketing digital pela London Business School. Consolida 19 anos de experiência no setor financeiro e em operações, atuando em companhias como HSBC, Uber, DASA e Loggi. Na Loggi, liderou projetos de inteligência logística, qualidade, melhoria de processos e experiência do cliente. |
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| Estanislau Mendes Llobatera Bassols | 49 | Diretor-Presidente | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
| O Sr. Estanislau Bassols foi eleito CEO da Cielo em Setembro de 2022. É graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com MBA Executivo pela Trium Global, além de MBA em Gestão Empresarial pela FIA e em Finanças pelo IBMEC. Atuou em posições executivas como CEO, posições C-Level e membro de conselhos, em instituições relevantes do mercado, como Telefônica, VR, SKY, Boticário, Wine e GPTW. Sua última posição foi como Presidente de divisão da Mastercard no Brasil, considerada uma das principais empresas de pagamento em todo o mundo, com o desafio de ir além de cartões, com digitalização de pagamentos e foco em novas linhas de receita, como Advanced Analytics, Cybersecurity, Consultoria e Programas de Fidelidade. Também teve como foco explorar importantes avenidas de crescimento junto a fintechs e novas formas de pagamentos, como B2B, negócios com governos, soluções para mobilidade urbana, pagamentos em tempo real, Cross Border, Open Finance e outros. |
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| Filipe Augusto dos Santos Oliveira | 39 | Diretor Vice-Presidente e DRI | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
| Diretor Vice-Presidente de Finanças e Diretor de Relações com Investidores desde março de 2022. Formado em engenharia civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com MBA pela University of Chicago Booth School of Business. O Sr. Filipe Oliveira iniciou sua trajetória na Cielo em 2016, inicialmente à frente da área de estratégia, onde atuou de forma relevante na elaboração e execução da estratégia de transformação da Companhia. Ao longo desse período assumiu também a liderança das funções de planejamento financeiro e M&A, onde teve papel fundamental no recente ciclo de desinvestimentos. Antes de se juntar à Cielo, Filipe construiu carreira em grandes consultorias estratégicas, como BCG, Roland Berger e EY. |
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| Louangela Bianchini da Costa Colquhoun | 56 | Diretora Vice-Presidente | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
| Diretora Vice-Presidente Jurídica e Relações Governamentais desde fevereiro de 2023. Formada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, com pós graduação em Direito Processual Civil, especializações em gestão pelo International Management Development (IMD) e pela University of California in Los Angeles (UCLA). Atualmente é mestranda em Direito dos Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua há 30 anos na área jurídica, com vasta experiência em atividades reguladas (setores financeiro, de telecomunicações e de energia), tendo atuado no Brasil e no exterior. Iniciou sua trajetória na Cielo em 2015, e como Superintendente Executiva Jurídica e de Relações Governamentais, exerceu um papel fundamental na adequação da Cielo ao arcabouço regulatório de Instituições de Pagamento, instituído pelo Banco Central do Brasil. |
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| Patricia da Costa Cerqueira Passos* | 46 | Diretora Vice-Presidente | 17/07/2024 | 1º RCA após a AGO 2026 |
| A Sra. Patricia Passos é graduada em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui sólida experiência no setor de meios de pagamento, atuando há mais de 26 anos em Auditoria Interna em empresas de diversos setores, incluindo varejo e serviços financeiros. Iniciou sua trajetória na Cielo em 2007, ocupando, em sua última posição, o cargo de Superintendente Executiva de Auditoria, com papel fundamental para a transparência, conformidade e eficácia operacional da Cielo. | ||||
| Renata Andrade Daltro dos Santos | 49 | Diretora Vice-Presidente | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
| Diretora Vice-Presidente Executiva Comercial Grandes Contas desde novembro de 2020.
Formada em Administração pela DeVry Educacional do Brasil, com MBA Executivo em Maketing pela Universidade de São Paulo e com cursos de extensão pela Business School São Paulo – BSP e pela Harvard Business School. Conta com mais de 22 anos de experiência na indústria de serviços financeiros, atuando em diversas empresas, tais como: Citibank, Alelo e Interfile, sempre na área comercial, com foco no atendimento a Key Accounts; com destaque para atuação em projetos de CRM, transformação digital e segmentação de clientes. |
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*O Diretor ora eleito somente tomará posse após a aprovação de sua eleição pelo Banco Central do Brasil.
Regimento Interno Diretoria Executiva
Atualmente a Companhia possui os seguintes Comitês de Assessoramento do Conselho de Administração: (i) Comitê de Auditoria; (ii) Comitê de Riscos; (iii) Comitê de Finanças; (iv) Comitê de Governança Corporativa; (v) Comitê de Pessoas e remuneração e (vi) Comitê de Sustentabilidade.
O Comitê de Auditoria, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião do Conselho de Administração realizada em 14 de dezembro de 2022, é órgão estatutário de funcionamento permanente, que visa assessorar o Conselho de Administração com independência em relação à Diretoria Executiva e demais profissionais da Companhia.
De acordo com o estabelecido no parágrafo 1º do artigo 27 do Estatuto Social da Companhia, compete ao Comitê: (i) zelar pela qualidade e integridade das demonstrações financeiras da Companhia; (ii) zelar pelo cumprimento das exigências legais e regulamentares; (iii) zelar pela atuação, independência e qualidade dos trabalhos da empresa de auditoria independente e da auditoria interna; (iv) debater e acompanhar os planos de auditoria e a revisão dos relatórios que são emitidos; (v) zelar pela qualidade e efetividade dos sistemas de controles internos e de administração de riscos do conglomerado.
Cabe também ao Comitê emitir recomendações e opiniões para que o Conselho de Administração possa promover a supervisão e a responsabilização da Diretoria Executiva e para que a área de Auditoria Interna possa desempenhar regularmente as suas funções, assim como os auditores independentes possam avaliar as práticas das atividades exercidas pela Diretoria Executiva e pela Auditoria Interna, nos termos do Capítulo 2 do Regimento Interno do Comitê de Auditoria.
Abaixo a composição atual do Comitê de Auditoria:
| Nome | Idade | Cargo | Data de eleição | Término do mandato |
|---|---|---|---|---|
| Ângela Beatriz de Assis | 59 | Membro Efetivo | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
| Antônio Gustavo Matos Do Vale | 73 | Membro Efetivo | 28/08/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
| Jorge Andrade Costa | 62 | Membro Efetivo | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
| Paulo Henrique Andolhe | 58 | Membro Efetivo | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
O Comitê de Riscos, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião do Conselho de Administração realizada em 25 de fevereiro de 2022, visa assessorar o Conselho de Administração com foco na qualidade e eficiência da gestão do gerenciamento de riscos e dos requerimentos mínimos de patrimônio aplicáveis à Companhia, zelando pelos seus objetivos sociais e valores em coerência com os seguintes princípios básicos de governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa.
De acordo com o estabelecido no item 2.2 do Regimento Interno do Comitê de Riscos da Companhia, compete ao Comitê:
(a) analisar e definir as regras operacionais para seu funcionamento e submetê-las à aprovação do Conselho de Administração, as quais deverão ser compatíveis com a natureza e complexidade da Companhia;
(b) analisar e emitir recomendações sobre políticas relacionadas à gestão de riscos, de continuidade de negócios, controles internos, compliance e dos requerimentos mínimos de patrimônio aplicáveis às instituições de pagamento, bem como supervisionar o seu cumprimento e orientar à Companhia acerca de exceções identificadas;
(c) analisar e emitir recomendações, caso aplicável, de propostas de declaração de apetite e tolerância a riscos e eventuais ajustes, bem como das estratégias para o seu gerenciamento, considerando os riscos de forma individual e integrada;
(d) monitorar os níveis de apetite aos riscos fixados na declaração de apetite e tolerância a riscos e as estratégias para o seu gerenciamento, considerando os riscos individualmente e de forma integrada, bem como a observância destas diretrizes pela Diretoria-Executiva, caso aplicável;
(e) supervisionar a atuação e o desempenho do(a) Diretor(a), a quem tenha sido atribuída a responsabilidade pela Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance;
(f) tomar conhecimento e eventuais providências cabíveis, caso entenda necessário, dos trabalhos executados pelas auditorias interna e externa pertinentes à gestão de riscos, de continuidade de negócios, de controles internos, de compliance e dos requerimentos mínimos de patrimônio aplicáveis às instituições de pagamento com respectivos resultados, emitindo eventuais recomendações ao Conselho de Administração;
(g) analisar e emitir recomendações, com periodicidade mínima anual, sobre o programa de teste de estresse, quando aplicável, bem como do plano de contingência de liquidez ao Conselho de Administração;
(h) analisar e emitir recomendações, com periodicidade mínima anual, sobre o plano de contingência de patrimônio ao Conselho de Administração;
(i) utilizar, a seu critério, o trabalho de especialistas sobre os temas relacionados às competências deste Comitê, sem se eximir de suas responsabilidades;
(j) apoiar o Conselho de Administração na promoção e aperfeiçoamento da cultura de risco;
(k) posicionar e reportar, semestralmente – ou com periodicidade menor sempre que julgar conveniente – ao Conselho de Administração a avaliação dos resultados relativos ao processo de gestão de riscos, de continuidade de negócios, de controles internos, de compliance e de requerimentos mínimos de patrimônio, bem como o grau de aderência da estrutura de gestão de riscos aos instrumentos normativos aplicáveis vigentes, proporcionando ao colegiado uma visão abrangente e integrada dos riscos e seus impactos;
(l) analisar o relatório anual de compliance, nos termos da Circular nº 3865 de 7 de dezembro de 2017;
(m) analisar e emitir recomendação ao Conselho de Administração acerca da assunção de riscos muito altos e altos, bem como monitorar e comunicar ao Conselho de Administração o cumprimento dos planos de ação definidos e/ou controles compensatórios definidos para redução da exposição a riscos;
(n) monitorar e supervisionar os riscos classificados como baixos ou médios e os seus respectivos planos de ação, emitindo eventuais recomendações, caso entenda necessário, e os reportando ao Conselho de Administração;
(o) tomar conhecimento e eventuais providências cabíveis, caso entenda necessário, de forma articulada com a auditoria interna, do relatório dos auditores independentes sobre o sistema de controles internos e descumprimento de dispositivos legais e regulamentares, elaborado em conexão com a auditoria das demonstrações, nos termos da Circular nº 3.467/09;
(p) analisar e emitir recomendação acerca da exposição de riscos da Companhia, devendo encaminhar ao Comitê de Auditoria o seu posicionamento sobre o assunto;
(q) cumprir outras atribuições determinadas pelo Conselho de Administração, desde que relacionadas às competências descritas neste artigo.
Abaixo a composição atual do Comitê:
| Nome | Idade | Cargo | Data de eleição | Término do mandato |
|---|---|---|---|---|
| Caroline da Costa Carvalho Moreira | 46 | Membro Efetivo | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
| Marcelo Henrique Gomes da Silva | 45 | Membro Efetivo | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
| Marcelo Souza Ramos | 47 | Membro Efetivo | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
| Valdecir Cícero Tegão de Souza | 43 | Membro Efetivo | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
O Comitê de Finanças e Sustentabilidade tem como missão assessorar o Conselho de Administração:
(a) Finanças: com foco na qualidade e na eficiência das atividades desempenhadas pela Companhia relacionadas à sua gestão financeira e ao seu desempenho econômico-financeiro para assegurar que essas atividades sejam conduzidas de forma a proteger e valorizar a Companhia; e
(b) Sustentabilidade: promover a integração entre desenvolvimento econômico-financeiro e as responsabilidades socioambiental e climática, por meio do estabelecimento de diretrizes e ações corporativas, assegurando o sucesso a longo prazo do negócio.
De acordo com o estabelecido no Regimento Interno do Comitê de Finanças e Sustentabilidade da Companhia, compete ao Comitê:
(a) quanto à gestão financeira e ao desempenho econômico-financeiro:
(a.1) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração acerca da adoção dos melhores padrões econômico-financeiros, bem como acompanhar o processo de implementação e manutenção de tais padrões na Companhia;
(a.2) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração sobre o plano anual de objetivos e metas da Companhia;
(a.3) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração sobre o orçamento anual da Companhia;
(a.4) acompanhar a implementação e execução do plano e orçamento anual aprovado pelo Conselho de Administração, bem como das demonstrações contábeis e de informações relacionadas;
(a.5) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração acerca das demonstrações contábeis individuais e consolidadas, anuais e semestrais, nos termos da legislação aplicável, sem prejuízo das atribuições técnicas conferidas ao Comitê de Auditoria no que tange à apreciação das referidas demonstrações;
(a.6) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração a cada exercício social, sobre o limite de alçada da Diretoria-Executiva, conforme previsto no Estatuto Social da Companhia;
(a.7) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração sobre os investimento e/ou desinvestimento, empréstimos, financiamentos e/ou qualquer operação de captação de recursos e/ou emissão de títulos de crédito, observado o limite de alçada definido pelo Conselho de Administração;
(a.8) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração sobre a aquisição, venda, incorporação, cisão, fusão, transformação ou liquidação de sociedades subsidiárias integrais, coligadas ou controladas da Companhia, em que esta
detenha participação direta ou indireta (“Sociedades Investidas”);
(a.9) supervisionar o processo de elaboração das demonstrações contábeis das Sociedades Investidas 29 da Companhia, recomendando e/ou propondo ao Conselho de Administração eventuais correções e/ou aprimoramentos, em observância ao disposto no Estatuto Social e no Acordo de Acionistas no tocante ao voto a ser exercido pelos representantes da Companhia na qualidade de acionista ou quotista das Sociedades Investidas;
(a.10) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração sobre a compra e/ou venda de valores mobiliários de emissão da Companhia e/ou de Sociedades Investidas, nos mercados de capitais nacionais e/ou internacionais, conforme aplicável;
(a.11) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração sobre a cisão, fusão, incorporação, incorporação de ações e dissolução, bem como de transformações em outro tipo societário, falência, recuperação judicial ou extrajudicial e liquidação da Companhia;
(a.12) analisar a gestão fiscal e tributária da Companhia, recomendando e/ou propondo ao Conselho de Administração eventuais correções e/ou aprimoramentos, observado o limite de alçada definido pelo Conselho de Administração;
(a.13) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração acerca do estudo técnico de realização de créditos tributários da Companhia e de suas sociedades controladas 30 , em cumprimento à Resolução nº 15, de 17 de setembro de
2020, emitida pelo Banco Central do Brasil (“BCB”) (“Resolução BCB nº 17/20”);
(a.14) analisar e acompanhar a estrutura de capital, endividamento e custo da Companhia, recomendando e/ou propondo ao Conselho de Administração eventuais correções e/ou aprimoramentos;
(a.15) analisar e monitorar o desempenho da Companhia em comparação ao de outras sociedades do mesmo setor de atuação da Companhia; e
(a.16) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração sobre o pagamento de proventos – seja na forma de juros sobre o capital próprio (“JCP”) ou dividendos – e/ou constituição de reservas de capital.
(b) quanto à sustentabilidade:
(b.1) analisar e supervisionar, em conjunto com o Comitê de Riscos da Companhia, o processo de identificação, gestão e monitoramento dos riscos e oportunidades associados à sustentabilidade e às mudanças climáticas que possam impactar de maneira relevante as perspectivas da Companhia, seus fluxos de caixa, o acesso a fontes de financiamento ou o custo de capital, em horizontes de curto, médio e longo prazos, em observância às diretrizes estabelecidas na Resolução nº 193 de 20 de outubro de 2023, emitida pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) (“Resolução CVM nº 193/23”);
(b.2) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração sobre as divulgações de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade e às mudanças climáticas, nos termos da IFRS S1 e IFRS S2, publicadas pelo International Sustainability Standards Board, e da Resolução CVM nº 193/23;
(b.3) analisar e aprovar o Planejamento Estratégico de Sustentabilidade (“PES”) da Companhia, bem como acompanhar, periodicamente, a sua implementação;
(b.4) analisar e aprovar a elaboração, atualização e gestão da matriz de materialidade, assegurando que reflita adequadamente os riscos e oportunidades ambientais, sociais e climáticas que possam impactar a geração de valor da Companhia;
(b.5) analisar e monitorar o progresso e o desempenho das métricas e metas vinculadas aos riscos e oportunidades identificados na matriz de materialidade – inclusive aquelas relacionadas à diversidade –, fornecendo, quando aplicável, recomendações e/ou propostas para assegurar a efetividade da gestão desses temas;
(b.6) analisar e emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração sobre ações, políticas ou ajustes estratégicos que promovam a adequada incorporação dos temas materiais identificados na matriz de materialidade à estratégia da Companhia, bem como aos processos corporativos;
(b.7) analisar e aprovar o Relatório Anual Integrado (ou Relatório de Sustentabilidade) da Companhia, a ser divulgado ao mercado;
(b.8) acompanhar os compromissos de natureza social, econômica, ambiental e climática assumidos pela Companhia.
(c) analisar, emitir recomendações e/ou propostas, periodicamente, ao Conselho de Administração acerca das políticas e práticas adotadas ou a serem adotadas pela Companhia relacionadas às áreas de atuação deste Comitê;
(d) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração sobre as regras operacionais complementares para o funcionamento deste Comitê; e
(e) analisar, emitir recomendações e/ou propostas sobre outros assuntos que forem solicitados pelo Conselho de Administração.
Abaixo a composição atual do Comitê de Finanças e Sustentabilidade:
| Nome | Idade | Cargo | Data de eleição | Término do mandato |
|---|---|---|---|---|
| Gabriel Maceron Santamaria | 39 | Membro Efetivo | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
| Janaína Storti Prandina | 41 | Membro Efetivo | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
O Comitê tem como missão assessorar o Conselho de Administração: (a) Pessoas e Remuneração: com foco na qualidade e na eficiência das atividades desempenhadas pela Companhia relacionadas ao desenvolvimento organizacional, ao planejamento e desenvolvimento de pessoas, à remuneração dos colaboradores e membros dos órgãos de governança da Companhia, compatibilizando as suas práticas com as do mercado e (b) Governança Corporativa 2 : por meio da adoção das melhores práticas de governança corporativa, sempre observadas as características peculiares à Companhia.
Compete ao Comitê:
(a) quanto à remuneração:
(a.1) analisar, emitir recomendações e/ou apresentar propostas ao Conselho de Administração acerca da estratégia, das políticas e das práticas adotadas ou a
serem adotadas pela Companhia em relação à remuneração e benefícios dos seus colaboradores, administradores e membros dos órgãos de governança da Companhia;
(a.2) analisar, emitir recomendações e/ou apresentar propostas ao Conselho de Administração acerca da política de remuneração de administradores e membros dos órgãos de governança da Companhia, dispondo sobre as diversas formas de remuneração fixa e variável, além de benefícios e programas especiais de recrutamento e desligamento;
(a.3) analisar 7 e supervisionar a implementação e operacionalização da política de remuneração de administradores e membros dos órgãos de governança da Companhia;
(a.4) analisar e revisar, anualmente, a política de remuneração de administradores e dos membros dos órgãos de governança da Companhia, recomendando e/ou propondo ao Conselho de Administração eventuais correções e/ou aprimoramentos;
(a.5) analisar as pesquisas de mercado em relação à remuneração de administradores e membros dos órgãos de governança da Companhia, recomendando e/ou propondo ao Conselho de Administração eventuais correções e/ou aprimoramentos;
(a.6) analisar 10 a política de remuneração de administradores e membros dos órgãos de governança da Companhia da Companhia em relação às práticas de mercado, com vistas a identificar discrepâncias significativas em comparação com empresas congêneres, recomendando e/ou propondo eventuais ajustes ao Conselho de Administração;
(a.7) zelar para que a política de remuneração de administradores e membros dos órgãos de governança da Companhia, conforme aplicável, esteja permanentemente compatível com a política de gestão de riscos, com as metas e a situação financeira atual e esperada da Companhia e com o disposto na Resolução BCB n° 432/24, recomendando e/ou propondo eventuais ajustes ao Conselho de Administração;
(a.8) analisar cenários futuros, internos e externos, e seus possíveis impactos sobre a política de remuneração de administradores e dos membros dos órgãos de governança da Companhia, recomendando e/ou propondo eventuais ajustes ao Conselho de Administração;
(a.9) analisar 13 , em conjunto com o Comitê de Riscos da Companhia ou, na sua ausência, com o diretor responsável pela atividade de gerenciamento de riscos, a avaliação dos incentivos criados pela política de remuneração de administradores da Companhia, conforme regulamentação específica aplicável, recomendando e/ou propondo eventuais ajustes ao Conselho de Administração;
(a.10) analisar, 14 emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração, anualmente, acerca do montante global da remuneração dos administradores da Companhia a ser submetida à Assembleia Geral de acionistas;
(a.11) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração acerca dos beneficiários, do montante financeiro a ser outorgado,
individualmente, aos beneficiários, bem como os prazos e quaisquer outras condições relativas ao programa de remuneração variável da Companhia;
(b) quanto ao tema desenvolvimento organizacional:
(b.1) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração acerca das políticas, estrutura e práticas de desenvolvimento organizacional da Companhia, à luz das melhores práticas do mercado e interesses estratégicos da Companhia;
(b.2) analisar e acompanhar o resultado de programas institucionais da Companhia;
(b.3) analisar e acompanhar os trabalhos decorrentes de avaliações do clima organizacional, propondo eventuais ações para aprimoramento;
(b.4) analisar e acompanhar as avaliações de aderência à cultura organizacional, propondo eventuais ações para reforçar, sempre que necessário, os valores da Companhia;
(b.5) analisar e acompanhar os principais indicadores e demais avaliações realizadas referentes ao tema desenvolvimento organizacional;
(c) quanto à indicação e sucessão:
(c.1) analisar e manifestar-se sobre os critérios indicativos de seleção e o resumo das qualificações, conhecimentos e experiência profissional tidos como o perfil adequado ao desempenho dos membros dos órgãos de governança da Companhia, do Diretor-Presidente e dos demais membros da Diretoria-Executiva (“Diretoria”) da Companhia;
(c.2) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho deAdministração acerca do perfil dos candidatos selecionados para a posição de Diretor-Presidente da Companhia, dos candidatos selecionados pelo Diretor-Presidente para a Diretoria da Companhia e dos candidatos a posição de membros
dos órgãos de governança da Companhia;
(c.3) analisar o relatório ou matriz resultante da avaliação acerca das habilidades dos membros que compõem o Conselho de Administração, cujo objetivo é verificar a eficiência do colegiado e a complementariedade de funções, bem como apontar eventuais gaps em sua composição, e emitir eventuais recomendações a serem encaminhadas aos responsáveis pelas indicações de membros ao Conselho de Administração, nos termos da política de indicação e remuneração de membros dos órgãos de governança da Companhia, visando adequar a composição do Conselho de Administração;
(c.4) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração acerca do plano de sucessão do Diretor-Presidente e de todas as pessoas chaves da Companhia;
(c.5) acompanhar o plano de desenvolvimento das competências e lideranças dos candidatos internos identificados no plano de sucessão do Diretor-Presidente e de todas as pessoas chaves da Companhia, emitindo eventuais recomendações, caso entenda necessário;
(c.6) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração acerca da aderência das indicações de membros para a Diretoria e de membros aos órgãos de governança da Companhia, em observância ao disposto na política de indicação e remuneração de membros dos órgãos de governança da Companhia, bem como conformidade do processo de indicação;
(d) quanto à avaliação do Diretor-Presidente:
(d.1) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração acerca do processo de avaliação do Diretor-Presidente da Companhia, bem como sobre o seu questionário de avaliação;
(e) quanto à avaliação do Conselho de Administração e seus Comitês de Assessoramento:
(e.1) analisar e emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração acerca do processo de avaliação do Conselho de Administração da Companhia e seus Comitês de Assessoramento, bem como sobre os seus respectivos questionários de avaliação;
(e.2) apoiar o Presidente do Conselho de Administração na organização do processo periódico de avaliação do Conselho de Administração, bem como os Coordenadores dos Comitês de Assessoramento da Companhia;
(f) quanto às políticas adotadas ou a serem adotadas pela Companhia relacionadas à área de atuação deste Comitê:
(f.1) analisar, emitir recomendações e/ou propostas, periodicamente, ao Conselho de Administração acerca das políticas adotadas ou a serem adotadas pela Companhia relacionadas à área de atuação deste Comitê e/ou outras políticas que não estejam no rol de competências dos demais Comitês de Assessoramento da Companhia, a fim de mantê-las constantemente atualizadas de acordo com a legislação aplicável, sempre observadas as características peculiares à Companhia;
(f.2) analisar, emitir recomendações e/ou propostas, anualmente, ao Conselho de
Administração sobre a política de indicação e remuneração de membros dos órgãos
de governança corporativa, a fim de mantê-la constantemente atualizada de acordo com os mais altos padrões de governança corporativa e com a legislação aplicável, sempre observadas as características peculiares à Companhia;
(f.3) supervisionar a implementação e operacionalização das políticas da Companhia;
(g) quanto à governança corporativa:
(g.1) analisar e acompanhar o funcionamento e eficácia do modelo de governança corporativa adotado pela Companhia, recomendando e/ou propondo ao Conselho de Administração eventuais ajustes;
(g.2) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração acerca da adoção de melhores práticas de governança corporativa, conforme aplicável, bem como acompanhar o processo de implementação e manutenção das práticas de governança corporativa adotadas pela Companhia, que deverão ser constantemente atualizadas com os mais altos padrões de governança corporativa, sempre observadas as características peculiares à Companhia;
(g.3) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração sobre o Estatuto Social, assim como quaisquer outros documentos relacionados à governança corporativa da Companhia que não estejam no rol de competências dos demais Comitês de Assessoramento da Companhia, a fim de
mantê-los constantemente atualizados de acordo com a legislação aplicável, sempre observadas as características peculiares à Companhia;
(h) analisar, emitir recomendações e/ou propostas ao Conselho de Administração sobre as regras operacionais complementares para o funcionamento deste Comitê;
(i) analisar, emitir recomendações e/ou propostas sobre outros assuntos que forem solicitados pelo Conselho de Administração.
Abaixo a composição atual do Comitê de Pessoas, Remuneração e Governança Corporativa:
| Nome | Idade | Cargo | Data de eleição | Término do mandato |
|---|---|---|---|---|
| Kátia Rodrigues Hessel Neves | 49 | Membro Efetivo | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
| Karine Etchepare Wernz | 54 | Membro Efetivo | 29/05/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
| Rafael Rovani | 46 | Membro Efetivo | 02/10/2024 | 1° RCA após a AGO 2026 |
| Vinícius Urias Favarão | Membro Efetivo | 1° RCA após a AGO 2026 |
Regimento do Comitê de Pessoas, Remuneração e Governança Corporativa
Atualmente a Companhia possui os seguintes Fóruns: (i) Fórum de Diversidade; (ii) Fórum de Divulgação; (iii) Fórum de Ética; (iv) Fórum de Inovação;(v) Fórum de Investimento Social e Cultural; (vi) Fórum de Preços; (vii) Fórum de Privacidade e Proteção de Dados; (viii) Fórum de Produtos e Serviços; (ix) Fórum Gestor de Segurança da Informação e Prevenção à Fraude.
O Fórum de Diversidade tem por objetivo assessorar a Diretoria- Executiva em relação às práticas da Companhia adotadas ou serem adotadas quanto ao tema diversidade. O Fórum de Diversidade possui regimento interno próprio aprovado em 05 de janeiro de 2021.
O Fórum de Divulgação, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria Estatutária realizada em 28 de outubro de 2020, tem como objetivo analisar e deliberar acerca do conteúdo das informações a serem divulgadas aos órgãos reguladores do mercado de capitais e bolsa de valores por fatos relevantes, comunicados ao mercado, avisos aos acionistas e atas de reuniões do Conselho de Administração, dentre outros, bem como formalizar procedimentos para a preparação de informações a serem divulgadas ao mercado, a fim de assessorar a
Diretoria Estatutária no cumprimento aos regulamentos da Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/76 e de suas respectivas atualizações), normas pertinentes no Brasil, e normas norte-americanas para registro e emissão de ações nas bolsas dos Estados Unidos da América.
O Fórum de Ética, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria Estatutária realizada em 06 de novembro de 2020, tem como objetivo assessorar a Diretoria Estatutária na promoção da legitimação, respeito, cumprimento e aprimoramento do Código de Ética da Companhia.
O Fórum de Inovação, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria Estatutária realizada em 29 de outubro de 2020, tem por finalidade assessorar a Diretoria-Executiva e o Conselho de Administração, quando aplicável, nas atividades desempenhadas pela Companhia relacionadas ao tema inovação, zelando pelos seus objetivos sociais e valores em coerência com os princípios básicos de governança corporativa.
O Fórum de Investimento Social e Cultural, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria Estatutária realizada em 17 de dezembro de 2020, tem como objetivo avaliar e recomendar os projetos sociais, culturais e esportivos sujeitos à lei de incentivos ou de verba privada, para patrocínios e doações pela Companhia, para a deliberação da Diretoria Estatutária, bem como acompanhar a sua execução e os resultados alcançados.
O Fórum Estratégico de Precificação, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria Estatutária realizada em 28 de dezembro de 2020, o qual tem por finalidade assessorar a Diretoria Executiva em relação à precificação dos produtos e serviços da Companhia, zelando pelos seus objetivos sociais e valores em coerência com os princípios básicos de governança corporativa.
O Fórum de Privacidade e Proteção de Dados, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria-Executiva realizada em 01 de outubro de 2020, tem por finalidade assessorar a Diretoria-Executiva em relação aos assuntos relacionados a privacidade e proteção de dados, visando garantir o engajamento dos principais parceiros internos impactados pelo programa de privacidade.
O Fórum de Produtos e Serviços, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria-Executiva realizada em 17 de maio de 2019, tem por finalidade assessorar a Diretoria-Executiva com foco na qualidade e eficiência das atividades desempenhadas pela Companhia relacionadas ao desenvolvimento e acompanhamento de seus produtos e serviços.
O Fórum Gestor de Segurança da Informação e Prevenção à Fraude, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria-Executiva realizada em 12 de janeiro de 2021, tem por finalidade assessorar a Diretoria-Executiva em relação aos assuntos relacionados a gestão de segurança da informação, visando o atendimento da legislação aplicável ao tema, bem como proteger os negócios da Companhia e de seus clientes.
