Política de Comunicação

Histórico de Revisões

Versão: Data de Revisão: Histórico:
1 03/06/2013 Elaboração do Documento.
2 26/06/2015 Inclusão dos itens Abrangência (II), Documentação Complementar (III), Conceitos e Siglas (IV), Responsabilidades (V), Gestão de Consequências (VII), Exceções (VIII) e Disposições Gerais (IX).
Atualização do item Diretrizes (VI): substituição da expressão “partes interessadas” por “stakeholders” e inclusão dos itens 3, 4, 5, 6 e 11.
3 25/08/2017 Atualização dos itens II. Abrangência, III. Documentação Complementar, e dos subitens 4, 5, 6, 8 e 9 das VI. Diretrizes e do item VII. Gestão de Consequências.

 

I. Objetivo
Preservar a imagem e a reputação da Cielo junto aos stakeholders, engajando-os de forma proativa em uma comunicação clara, tempestiva e transparente pautada nos nossos valores.

II. Abrangência
Todos os administradores (diretores, estatutários ou não, membros do Conselho de Administração, membros do Conselho Fiscal, membros dos Comitês de Assessoramento e demais gestores) e colaboradores da Cielo S.A.

III. Documentação Complementar
Código de Conduta Ética da Cielo
Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante e Negociação de Valores Mobiliários
Normas internas aperfeiçoadas constantemente, aprovadas pelas alçadas competentes e disponibilizadas a todos os colaboradores.

IV. Conceitos e Siglas
VPE: Vice-Presidência Executiva
Stakeholders: Todos os públicos relevantes com interesses pertinentes à Companhia, bem como indivíduos ou entidades que assumam algum tipo de risco, direto ou indireto, em face da sociedade. Entre outros, destacam-se: acionistas, investidores, colaboradores, sociedade, clientes, fornecedores, credores, governos e órgãos reguladores, concorrentes, imprensa, usuários dos meios de pagamento e organizações não governamentais.

V. Responsabilidades
Administradores e Colaboradores: Observar e zelar pelo cumprimento da presente Política e, quando assim se fizer necessário, acionar a VPE de Produtos e Negócios ou a de Desenvolvimento Organizacional para consulta sobre situações que envolvam conflito com esta Política, bem como mediante a ocorrência de situações nela descritas.
VPE de Produtos e Negócios e a Diretoria de Marketing: São responsáveis pela atualização dessa Política no que se refere ao público externo.
VPE de Desenvolvimento Organizacional, o Centro de Expertise de Recursos Humanos e a área de Endomarketing: São responsáveis pela atualização dessa Política no que se refere ao público interno da Cielo.
VPE de Desenvolvimento Organizacional e a VPE Produtos e Negócios: São responsáveis pela definição das ações de gestão de consequência referentes à não observação do que essa Política determina.
Fórum de Divulgação: Rever, supervisionar e formalizar procedimentos para a preparação de informações a serem divulgadas ao mercado.

VI. Diretrizes
1. Processos, recursos, relações com stakeholders e identidade da marca são administrados pela Companhia, com a ciência de que todos esses fatores impactam em sua imagem e consistem em uma forma de comunicação.
2. Nossa matriz de comunicação prevê o alinhamento de ações entre si a fim de promover os valores, a cultura e os objetivos de negócio permitindo a Companhia desenvolver, manter ou transformar a sua reputação.
3. As ferramentas de marketing utilizadas pela Companhia devem seguir os preceitos éticos, respeitar os clientes, os espaços públicos e o meio ambiente, garantindo uma comunicação que não seja enganosa ou abusiva. As ações de marketing são pautadas pelas boas práticas de mercado e por órgãos reguladores da comunicação publicitária.
4. Por meio da Comunicação Interna e Endomarketing é definido um conjunto de atributos que são imprescindíveis para garantir a construção de uma visão compartilhada sobre os objetivos organizacionais e o foco necessário para atingi-los. Os atributos são: I. Tempestividade, II. Transparência, III. Relevância para quem ouve, IV. Liberdade para cada colaborador poder se expressar e perguntar V. Conexão com o negócio, VI. Missão e Valores
5. A liderança é responsável pela execução da estratégia de Comunicação Interna e Endomarketing e deve garantir que todos os seus atributos sejam atendidos simultaneamente.
6. Canais de comunicação devem ser disponibilizados aos colaboradores, com o intuito de promover um ambiente em que a informação possa trafegar de acordo com os seis atributos da estratégia.
7. O diálogo aberto, transparente, tempestivo, íntegro e relevante com os stakeholders deve ser praticado e valorizado na Companhia.
8. Nos termos da regulamentação em vigor, a Cielo, reserva-se no direito de manter a confidencialidade dos assuntos que considera estratégicos, respeitando as exigências legais aplicáveis à comunicação, em especial a regulamentação aplicável às companhias abertas.
9. Os porta-vozes autorizados podem representar a Companhia interna ou externamente junto a diferentes públicos de interesse ou indicar, outro colaborador para tanto, de acordo com as diretrizes de comunicação.
10. A Cielo não autoriza a divulgação de seu nome, marca ou a vinculação de sua imagem sem a prévia aprovação das esferas competentes, de acordo com as diretrizes de comunicação da Companhia.
11. A Cielo mantém perfis institucionais no Twitter, Facebook, Linkedin e Youtube, além de canais de atendimento ao cliente. Para garantir que os canais sejam corretamente usados, a Companhia definiu um Guia de Atuação em Redes Sociais, disponível na intranet da Cielo. Para casos não especificados no Guia, os colaboradores devem procurar a Diretoria de Marketing.

VII. Gestão de Consequências
Colaboradores, fornecedores ou outros stakeholders que observarem quaisquer desvios às diretrizes desta Política, poderão relatar o fato ao Canal de Ética (https://canaldeetica.com.br/cielo ou 0800 775 0808), podendo ou não se identificar.
Internamente, o descumprimento das diretrizes desta Política enseja a aplicação de medidas de responsabilização dos agentes que a descumprirem conforme a respectiva gravidade do descumprimento.

VIII. Exceções
As exceções à essa Política deverão ser aprovadas pelo Diretor-Presidente e pelo VPE de Produtos e Negócios, quando se referir ao público externo, ou pelo VPE de Desenvolvimento Organizacional, quando se referir ao público interno.

IX. Disposições Gerais
É competência do Conselho de Administração da Companhia alterar esta Política sempre que se fizer necessário.
Esta Política entra em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho de Administração e revoga quaisquer normas e procedimentos em contrário.